quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Trabalho sobre os Lusiadas: Resumo


Veja abaixo informações de trabalho sobre os lusíadas: resumo, uma obra poética de Luís de Camões, considerada uma obra prima portuguesa  que está dividida em 10 cantos e que conta a história de Portugal desde a antiguidade até a época vivida pelo autor.
Trabalho sobre os Lusiadas Resumo
 Conhecido mundialmente Os Lusíadas é o poema dos poemas, a história que é lida e estudada por alunos do mundo todo e que vai passando de geração para geração. Luiz Vaz de Camões escreveu aquela que é considerada a "Epopéia Portuguesa" perfeita: Os Lusíadas Não se sabe ao certo mas estudos recentes apontam que Os Lusíadas teria sido terminado por volta de 1556, mas somente no ano de 1572 é que foi publicado. 

 Ao todo são 10 cantos, 1102 estrofes em oitavas decassílabas, estando disponíveis ao esquema fixo AB AB AB CC - oitava rima camoniana. Os Lusíadas mostra a tão aguardada descoberta do caminho marítimo dos portugueses para a Índia, tendo sido feito este percurso pelo bravo Vasco da Gama e ao longo da história muitos outros episódios vão sendo narrado, principalmente referente à história de Portugal, sempre valorizando aquela nação.
Trabalho sobre os Lusiadas Resumo
 Os Lusíadas é dividido em 3 partes, sendo elas: Introdução - proposição, invocação e dedicatória; Narração; Epílogo. O começa da história narra a saída das caravelas de Vasco da Gama pelo Oceano Índico, mas não conta sobre a partida de Portugal, já começa com a viagem em andamento. Os Lusíadas chama a atenção por mostrar que os navegantes destas caravelas são supervisionados por Deus do Olimpo. 
Publicidade:
Vênus é uma aliada dos navegantes portugueses, nela eles depositam sua confiança e seu destino, mas ao contrário, o deus Baco é um verdadeiro inimigo e fará de tudo para lhes prejudicar. Já na África as caravelas aportam em Moçambique, passando depois por Melinde onde o rei teria pedido a Vasco da Gama que contasse a história do seu país, sendo esta a explicação para os cantos de número 3 e 4. 
Trabalho sobre os Lusiadas Resumo
Pedro Vaz de Camões autor de os Lusiadas
 Os Lusíadas conta com 4 Planos Temáticos: Plano de viagem - referente à viagem rumo à Índia por Vasco da Gama. Plano da História de Portugal - narração da história dos portugueses. Plano de Poeta - o escritor faz referência a si mesmo. Plano da Mitologia - mostra o poder dos deuses no cotidiano dos navegantes, considerados heróis da época. 

 Mas o grande herói de Os Lusíadas é o próprio povo português. A banda de rock Legião Urbana canta em uma de suas músicas versos de Os Lusíadas: "O amor é fogo que arde sem se ver É ferida que dói e não se sente É um contentamento descontente É dor que desatina sem doer." Os Lusíadas chega ao fim com um epílogo. O escritor faz nova dedicatória ao rei D. 
Leia mais em:
Sebastião e até lhe dá alguns conselhos: ele sugere que o rei se informe com os melhores do seu reino, que seja justo em seu reinado, que apenas os merecedores sejam recompensados, que seja bravo nas lutas e com inteligência consiga expandir Portugal e também a fé cristã.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho sobre os Lusiadas: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.