sábado, 26 de outubro de 2013

Trabalho de História sobre Feudalismo


Veja abaixo informações sobre trabalho de história sobre o Feudalismo, principal movimento de organização política  e que era baseada em servo-contratuais. Veja a seguir como funcionava, suas regras e ideologia a seguir.
Trabalho de História sobre Feudalismo

O feudalismo foi o principal sistema de organização política e social durante a Idade Média. Ele se baseava em relações de vassalagem e suserania, em que o rei que era o maior suserano concedia terras (feudo), em troca da fidelidade do vassalo, que estaria disponível para prestar obedecer ao rei, especialmente quando se tratava de participar de guerras.

 O feudalismo deu início no século V, com as invasões bárbaras, que culminaram na queda do Império Romano. Dessa forma o poder ficou descentralizado, sendo que os senhores feudais eram os donos de suas terras, onde poderia produzir livremente através da agricultura e governá-la da maneira que quisessem, cobrando impostos de seus servos e impondo ordens.
Trabalho de História sobre Feudalismo
Pirâmide feudal
 Na sociedade feudal não havia mobilidade social, ela era formada por três camadas principais: nobres, clero e povo. Os nobres eram os senhores feudais, cavaleiros, condes, duques, viscondes, que era os donos das terras, e cobravam impostos dos camponeses. O clero era formado pelos membros da igreja, responsáveis pela proteção espiritual da sociedade, tendo poder e sendo isentos de impostos.
Publicidade:
 A Igreja Católica influenciava grandemente a forma das pessoas pensar e o comportamento na sociedade, assim como a arte, educação e cultura. Sendo que os grandes sacerdotes eram responsáveis por nomear reis e mesmo participavam da política, enquanto que os monges viviam em mosteiros e tinham como papel a proteção espiritual da sociedade. Na última camada temos os camponeses e os pequenos artesãos, que deviam pagar impostos aos senhores feudais e se submeter a suas ordens.
Trabalho de História sobre Feudalismo
 A agricultura era a base principal da economia feudal, sendo que apesar de haver moedas, elas eram pouco usadas e a troca de mercadorias era a prática mais comum. As técnicas de trabalho eram bem rudimentares, por isso a produção agrícola era baixa. Nessa época também eram realizadas muitas guerras que tinham como objetivo luta por poder, onde os senhores feudais lutavam uns contra os outros.

Por isso os nobres viviam em grandes castelos, que foram projetados para a sua proteção. A base dos exércitos eram os cavaleiros, que tinham a fama de serem corajosos e leais, tendo um código de honra diferenciado. O feudalismo acabou devido a vários fatores, entre eles as Cruzadas, que eram realizadas para tomar a Terra Santa, assim dando oportunidade para o comércio crescer e assim a classe burguesa, tornando os servos livres para serem comerciantes, atraindo-os para as cidades, o que resultou também na formação de exércitos profissionais.
Leia mais em:
 Com isso o rei não dependia mais dos serviços militares de seus vassalos. Unindo-se a isso temos a peste que resultou na morte de 1/3 da população europeia, falta de alimentos, aumento populacional e baixa produtividade agrária, que contribuiu para o fim do feudalismo no século XII, dando espaço para a formação do capitalismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Trabalho de História sobre Feudalismo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.