quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Resumo do Reino Plantae


Veja abaixo um breve resumo sobre o reino plantae, neles são inclusos as plantas, organismos pluricelulares e eucariontes, confira a mais a seguir sobre as características sobre esse que é um dos cinco reinos que dividem os seres vivos.
Resumo do Reino Plantae
Como todos sabem os seres vivos são organizados em cinco grandes grupos, entre eles o Reino Plantae. Este grupo é formado pelas plantas, organismos pluricelulares e eucariontes, assim como os animais, mas com características próprias, sendo atróficos, capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese.  Isso é possível através dos cloroplastos, que são organelas especializadas na produção de material orgânico a partir de material inorgânico como água e gás carbônico, e da energia solar. 

O Reino Plantae é um dos maiores reinos conhecidos, composto por cerca de 400 mil espécies de plantas conhecidas, sendo também um dos grupos mais antigos, presentes na Terra há milhões de anos. Esses seres vivos se encontram em praticamente todos os ambientes terrestres, até mesmo os mais inóspitos como desertos e lugares de climas mais frios. 
Resumo do Reino Plantae
 As plantas são essenciais para a manutenção de vida em nosso planeta, pois é a base da cadeia alimentar, sendo que praticamente todos os seres vivos se alimentam diretamente ou indiretamente através delas. Além disso, ao realizarem a fotossíntese as plantas liberam oxigênio, que é essencial para a vida da maioria dos seres vivos.  As plantas podem se reproduzir tanto de forma assexuada quando sexuada. 
Publicidade:
Assexuadamente, elas se reproduzem através da separação de partes do indivíduo para dar origem a novos, dessa forma os descendentes são geneticamente iguais aos pais. Já na reprodução sexuada há a alternância de gerações, sendo realizada através da troca de gametas.  As plantas podem ser divididas em três grandes grupos, Viridiplantae (algas verdes que possuem clorofila a e b), Primoplantae (algas verdes e algas vermelhas) e Embriófitas (plantas terrestres). 
Resumo do Reino Plantae
 O grupo Viriplantae, as quais pertencem algumas espécies de algas verdes, possuem plastídios que são envolvidos por duas membranas que armazenam amido.  Já o grupo Primoplantae engloba não só as algas verdes do Viridiplantae como outras e ainda as algas vermelhas. As plantas Embriófitas são todas as quem formam embrião, entre elas temos as briófitas (musgos, hepáticas e antocerotas), pteridófitas (cavalinhas e samambaias), gimnospermas (plantas com sementes nuas, apresentando ausência de flores) e angiospermas (conhecidas como as plantas mais desenvolvidas do Reino Plantae, apresentando flores).

 Esse grupo tem em comum o fato de possuírem clorofila a e b, ter o amido como substância de reserva e ciclo de vida Diplobionte Heteromórfico. As briófitas são plantas avasculares que não possuem vasos condutores, também não possuem raízes, caule ou folhas, apenas um rizoide formado por pelos absorventes.
Leia mais em:
 As pteridófitas são plantas vasculares que possuem um sistema condutor, contendo raiz, caule e folhas, no entanto não contém sementes. As gimonospermas são plantas vasculares que possuem frutos sem polpa, sendo que suas sementes não se encerram no fruto. Elas apresentam raiz, caule, folhas, estróbilos e sementes. Já as angiospermas são plantas que contém as sementes envoltas pelo fruto, uma estrutura carnuda que protege a semente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Resumo do Reino Plantae
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.