quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Primavera dos Povos 1848: Resumo


Veja abaixo sobre a primavera dos povos 1848: Resumo, entenda mais sobre os levantes que mostraram o poder de mobilização das classes populares na Europa e como tudo surgiu de crises econômicas.

Primavera dos Povos 1848: Resumo
  A Primavera dos Povos na verdade é uma série de movimentos revolucionários por parte de camponeses e trablhadores que exigiam melhores condições de trabalho indo contra o Regime Monárquico absolutista que imperava nessa época. Entre os acontecimentos que antecederam esses movimentos está o Congresso de Viena em 1815 que reuniu as monarquias europeias para conter as propostas de mudanças disseminadas pela Revolução Francesa. 

Dessa forma os monarcas se uniram formando a Santa Aliança, um acordo em que eles se comprometiam a auxiliar militarmente uns aos outros caso sua autoridade fosse ameaçada. No entanto camponeses e trabalhadores estavam cansados de serem explorados e com a crise econômica que se instalou na Europa durante os anos de 1846 e 1848, devido a péssimas colheitas, fazendo com que o preço dos alimentos se elevassem.
Primavera dos Povos 1848: Resumo
Tendo como consequência a queda do consumo de produtos industrializados que provocou a demissão dos operários nos centros urbanos, os operários e camponeses resolveram agir passando a exigir melhores condições de vida e trabalho. Os ideiais de Karl Marx, publicado no Manifesto Comunista deram mais motivação para que as classes menos favorecidas se opusessem ao regime monárquico fazendo uma série de levantes. 
Publicidade:
 A Primavera dos Povos atingiu cerca de 50 países da Europa, entre eles a Áustria, em que várias revoltas aconteceram, ganhando destaque na cidade de Praga, isso obrigou o o Chanceler Mettermich a renunciar. Na Itália havia o projeto de unificação do país, mas que ocorreu somente em 1861 que ocultou as preocupações sócio-econômicas. 
Primavera dos Povos 1848: Resumo
Na Hungria as ideias da independência nacional superaram essas preocupações, em consequência às rebeliões o governo surge atravésdas eleições, no entanto a Áustria invade o país, provocando grande repressão e ocasionando a demissão do governo eleito, assim terminando com as revoltas. Tanto na Áustria como na Hungria a Primavera dos Povos refletiu na abolição da servidão.

 Na Alemanha também havia a questão da reunificação, para conter as revoltas foi elaborada uma nova constituição, mas ela foi rejeitada pelo rei, dessa forma não ocorrem mudanças significativas em relação a situação anterior. Na França, o rei Luís Flipe abdica em 1848, sendo proclamada a república, esse seria o fim da monarquia carolíngica. No entanto a instabilidade ainda se mantém, até Carlos Luís Napoleão Bonaparte proclamar o segundo Império Francês, tendo como título Napoleão III. 
Leia mais em:
Também ocorreu o fim do absolutismo monárquico na Dinamarca. A maioria das revoltas foram controladas e um fator que levou aos movimentos acabarem sufocados, foi a ação da burguesia que não se uniu a essas classes. As forças reacionárias tomaram o controle e as revoluções em cada nação foram dissipadas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Primavera dos Povos 1848: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.