sábado, 26 de outubro de 2013

Maias, Astecas e Incas: Resumo


Veja abaixo mais informações sobre os incas, maias e astecas: resumo sobre os povos pré colombianos, suas culturas, costumes, organizações entre outros. Culturas que até hoje são consideradas avançadas demais para a época, veja mais a seguir e entenda melhor.

Vista da antiga cidade asteca na região do Machu Picchu no Perú
Antes dos europeus começarem a colonizar as Américas viviam vários povos no continente americano, destacando-se os maias, astecas e incas, por serem os mais avançados, cuja cultura e conhecimento influenciam até os dias atuais. O povo maia é o mais antigo dos três, o qual habitou a região das florestas tropicais das atuais Guatemala, Honduras e Península de Yucatán, onde agora é a região sul do México, entre os séculos IV A.C e IX A.C. 

Seu império não era unificado, sendo dividido entre zona urbana, onde ficavam os nobres, sacerdotes, chefes militares e administradores do império e zona rural, onde se encontravam os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos. Sua economia era baseada na agricultura, especialmente de milho, feijão e tubérculos, desenvolvendo técnicas de irrigação avançadas. 
Piramides astecas na cidade do México
Eles também se destacaram no artesanato, usando tinta em tecidos, construções de pirâmides, templos e palácios, desenvolvimento da matemática criando casas decimais e o valor zero e seu calendário que estabeleceu exatamente os 365 dias do ano. Sua religião era politeísta, sendo que eles acreditavam vários deuses ligados à natureza. Foram dominados pelos toltecas que invadiram a região em que moravam entre os séculos IX e X A.C. 
Publicidade:
 Os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI, sendo Tenochtitlán, que é a atual Cidade do México, a mais importante cidade desse povo. Era um povo guerreiro, sendo comandados por um imperador chefe de exército, abaixo dele vinham os sacerdotes e chefes militares. A maior parte do povo era formada pelos camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos obrigados a trabalhar não só nas plantações, mas em construções de obras públicas.
Templo maia na região de Yucatán estado do México
 As técnicas agrícolas dos astecas também eram bem avançadas, ganhando destaque milho, pimenta tomate e cacau. Eles desenvolveram diversos conceitos de matemática e astronomia. Sua religião era politeísta, sendo que eles acreditavam que o sacrifício acalmava os deuses. O uso do ouro no artesanato que era muito rico também chamava a atenção. Esse povo foi dominado pelos espanhóis, tomando suas peças de ouro e escravizando-os para trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

 O povo inca habitou a região da Cordilheira dos Andes, onde se encontram Peru, Bolívia, Chile e Equador. Seu governo era um império governado por um imperador conhecido como Sapa Inca, considerado um deus na Terra. A sociedade era composta por três camadas, os nobres, entre eles governantes, chefes militares, juízes e sacerdotes, camada média, composta pelos funcionários públicos e trabalhadores especializados e a classe mais baixa, os artesãos e os camponeses, que pagavam altos tributos ao rei. 
Leia mais em:
 Sua economia era baseada na agricultura, especialmente feijão, milho, que era considerado alimento sagrado e batata. Destacam-se os canais de irrigação construídos por eles, a qualidade de seu artesanato em objetos de ouro, prata, tecidos e jóias, a domesticação de animais como a lhama e a criação de um interessante sistema de contagem. Eles também foram dominados pelos espanhóis em 1532.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Maias, Astecas e Incas: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.