sábado, 1 de junho de 2013

SINTOMAS E CAUSAS DA LABIRINTITE


Conheça os sintomas e causas da labirintite, dentre outras informações a seguir. Muitos já devem ter ouvido falar de labirintite, uma doença que afeta o equilíbrio e a audição, causando muitos desconfortos para quem apresenta a doença. 

Isso acontece porque a labirintite afeta o labirinto, importante estrutura do ouvido interno responsável pela audição e pelo vestíbulo, que tem como papel promover o equilíbrio. Quem sofre de labirintite costuma apresentar alguns sintomas, entre eles as famosas tonturas, as quais dá uma terrível sensação de desequilíbrio, instabilidade, de pisar no vazio, parecendo que vai cair. 

Também é comum aparecer a vertigem rotatória clássica, em que a pessoa tem a sensação de que o ambiente gira ao redor de seu corpo ou vice versa. A labirintite também pode causar náuseas, vômitos, suor excessivo, alterações gastrointestinais, perda de audição (embora sejam raros os casos) desequilíbrio, zumbidos e audição diminuída. 
Quando a doença se encontra em sua fase aguda, uma crise pode durar de minutos ou horas a dias, dependendo da intensidade. Essa doença pode ser causada vários fatores, entre eles infecção viral ou bacteriana, que acaba afetando o ouvido, traumatismos cranianos e no pescoço, presença de substâncias químicas fortes no sangue, como nicotina, álcool, maconha, anticoncepcionais, cafeína, sedativos, tranquilizantes, antidepressivos, anti-inflamatórios, antibióticos, entre outros, que acabam causando transtornos na circulação sanguínea, afetando o ouvido e o cérebro. 
Publicidade:
Alergia a determinado medicamento, o envelhecimento que vem acompanhado de alterações metabólicas e vestibulares, como o aumento nos níveis de colesterol, triglicérides e ácido úrico, que também acaba afetando o equilíbrio da circulação sanguínea. 

 Outras causas são má alimentação, anemias, doenças do sistema nervoso central, distúrbios psiquiátricos, problemas cerebrais ou lesões no sistema visual ou músculo esquelético. Por isso pessoas que tem hipoglicemia, diabetes, hipertensão, otites, usam medicamentos fortes e sofrem constantemente com estresse e ansiedade, devem ter cuidado redobrado. 

Para prevenir a labirintite basta realizar simples hábitos, entre eles evitar o consumo de cafeína, cigarro e álcool, não ficar um grande período em jejum, tomar muita água durante o dia, evitar sucos industrializados, praticar exercícios físicos, ter uma dieta saudável, não ter intervalos muito longos de uma refeição para outra e lidar melhor com as situações de stress e ansiedade. 

 O tratamento da labirintite se baseia no uso de medicamentos antivertiginosos, exercícios para a reabilitação do equilíbrio e uma dieta alimentar saudável para corrigir os erros alimentares que como vocês viram agravam ainda mais a situação. 

Quando o tratamento é feito de forma correta a doença tende a desaparecer. Mas caso não seja tratada, ela pode evoluir para casas mais graves, como a Síndrome de Méniere, e nesse caso só realizando uma cirurgia para resolver. Por isso assim que apresenta os sintomas a pessoa deve ir a um médico o mais rápido possível e fazer o tratamento adequado.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SINTOMAS E CAUSAS DA LABIRINTITE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.