quarta-feira, 26 de junho de 2013

HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO


Confiram a seguir o resumo da história do Brasil. Apesar do Brasil ter sido descoberto pelos portugueses em 1500, a história da colonização começa por volta em 1492, quando os europeus, em especial portugueses e espanhóis começaram a colonizar a América. Nesta época havia uma intensa disputa entre eles por terras conquistadas, por isso foi feito o Tratado de Tordesilhas, um corpo político entre Portugal e Espanha, que tinha como objetivo oficializar a divisão do novo continente encontrado.
 HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO

 Assim ficou decidido que as terras do leste pertenceriam aos portugueses enquanto as do oeste ficariam com os espanhóis. No entanto segundo o que se conta sobre a história a descoberta do Brasil foi por acaso, sendo em 22 de abril de 1500 pela esquadra de Pedro Álvares Cabral, que na verdade tentava chegar às Índias. O Brasil já foi chamado de Terra de Vera Cruz, posteriormente de Santa Cruz e passado para o nome atual, através de uma planta chamada pau-brasil, a qual foi muito explorada pelos portugueses. 

Durante os trinta anos (1500-1530) que define ao período pré-colonial do Brasil fora feitas várias expedições exploradoras comandadas por Gonçalo Coelho, Gaspar de Lemos e Cristóvão Jacques que ficou com o papel de não só explorar como combater piratas e corsários, assim garantindo a posse da terra. A partir de 1930, vendo o potencial do Brasil quanto à terra fértil e grande proporção, tem início a colonização propriamente dita, em que Marim Afonso de Sousa comanda uma expedição para não só reconhecer a terra, como introduzir o cultivo da cana-de-açúcar, criando os primeiros engenhos, na cidade de São Vicente, no litoral de São Paulo.
HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO
 Apesar disso a economia açucareira se concentrou no Nordeste, especialmente em Pernambuco. Foi nessa época em que os negros começam a ser trazidos para o Brasil,como escravos para lidar com o cultivo da cana. Ao mesmo tempo a pecuária também tomou o Brasil, especialmente no Nordeste, dando espaço ao ciclo do Gado. Nessa época, mais precisamente em 1534 foi criado o sistema de capitanias hereditárias, que consistia na doação de terras pelo rei de Portugal a particulares que se comprometiam a explorá-las e povoá-las. 

HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO
No entanto apenas duas capitanias prosperaram, São Vicente e Pernambuco. Por isso em meados do século 18 as capitanias hereditárias foram extintas. A primeira cidade a ser fundada no Brasil foi Salvador, sede da capitania da Bahia pelo governador-geral Tomé de Sousa em 1548. Salvador também foi sede do governo geral em 1763, quando a capital da colônia foi transferida para o Rio de Janeiro. Nessa época a administração era exercida pelas câmaras municipais, formadas pelos colonos ricos, chamados na época de “homens bons”. 
Publicidade:
 A partir do século 18 também começaram a ser exploradas as riquezas minerais de nosso país, começando o ciclo da mineração do ouro e dos diamantes, especialmente em Minas Gerais. Nessa época a sociedade começou a se diversificar, sendo que não havia mais somente proprietários e escravos, mas também classes intermediárias como comerciantes, artesões e funcionários da Coroa. A Igreja Católica também teve grande importância durante o período colonial no Brasil, sendo que era incumbida de tarefas administrativas, assistência social, ensino e catequese dos indígenas, destacando-se os jesuítas uma das ordens religiosas que estabeleceram-se no Brasil. 

Video sobre Brasil Colonial
 O período colonial também foi marcado por invasões estrangeiras, em sua maioria feitas por franceses, ingleses e holandeses, no entanto não obtiveram sucesso. Um dos episódios importantes também na história de nosso país foi em 1789, a Coroa portuguesa tomou uma medida para cobrar os supostos impostos atrasados, o que gerou revolta, especialmente em Vila Rica, conhecida atualmente como Ouro Preto, ficando conhecida como Inconfidência Mineira, a qual fracassou em 1792, resultando na condenação de um de seus líderes, Tiradentes. 

HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO
 O início do século 19 é marcado pela vinda da família real portuguesa ao Brasil em 1808. Isso aconteceu, pois eles estavam fugindo de sua possível subjugação da França, resultado da Guerra Peninsular entre as tropas portuguesas e as de Napoleão Bonaparte. Por conta disso, nessa época o então Príncipe-regente Dom João de Bragança permitiu o funcionamento de fábricas e fundou o Banco do Brasil. Dessa forma nosso país tornou-se um Vice-reino do império português. No entanto em 1816 Dom João VI que já havia sido coroado rei após a morte de sua mãe a rainha Dona Maria I, voltou para Portugal deixando seu filho mais velho Dom Pedro Alcântara de Bragança, como regente do Brasil.

  Poucos anos depois Dom Pedro proclama a independência do Brasil em 1822, fundando o império do Brasil, no qual ele foi coroado como imperador Dom Pedro I. Porém ele abdicou em 1831, passando a Coroa brasileira a seu filho Dom Pedro de Alcântara que na época tinha apenas 5 anos por isso foi coroado somente em 1841 com 15 anos, como Dom Pedro II. 

HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO
 Nesse meio tempo o regime se estabilizou e as províncias foram pacificadas, o tráfico de escravos foi extinto e os trabalhadores europeus assalariados começaram a substituir os escravos. Também ocorreu a guerra do Paraguai, em que o Brasil se aliou à Argentina e Uruguai, resultando na derrota do Paraguai.

 Durante o conflito houve a participação de muitos negros e mestiços nas tropas brasileiras o que deu força para o movimento abolicionista e o declínio da monarquia. Devido à grande pressão tanto por parte dos abolicionistas como da Europa,que começava a estabelecer a industrialização, em 1888 a princesa Isabel, filha de Dom Pedro II, assinou a Lei Áurea que extingue a escravidão no Brasil. 
HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO

 Os proprietários de escravos não foram indenizados, sendo abandonados pelo império, que perdeu sua última base de sustentação, dando oportunidade para o regime republicano. Tanto que apenas um ano depois em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a república pelo Marechal Deodoro da Fonseca, dando início á República Velha. Esta terminou em 1930 como governo de Getúlio Vargas. Nessa época ganha destaque a industrialização do Brasil e sua participação na Segundo Guerra Mundial, ao lado dos Estados Unidos. 
Video sobre Brasil Imperial
Posteriormente teve o movimento militar de 1964, onde o general Castelo Branco assumiu a presidência. No entanto com o Regime Militar os direitos da população foram suprimidos, extinguindo os partidos políticos e dando lugar ao bi-partidarismo. No entanto esse regime também chegou ao fim, sendo marcado pela assembléia constituinte que promulgou a nova Constituição de 1988, ampliando os direitos do cidadão, assim o país foi redemocratizado, avançando economicamente, sendo cada vez mais conhecido internacionalmente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HISTÓRIA DO BRASIL- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.