quinta-feira, 20 de junho de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS


Há cerca de 57 doenças transmitidas por pombos, confira algumas delas e saiba como se prevenir a seguir. Os pombos são pássaros muito comuns em cidades ao redor do mundo. Devido a não haver predadores para esses animais, eles se reproduzem rapidamente, assim aumentando seu número e consequentemente a infecção por doenças, já que o pombo é vetor de vários micro-organismos causadores de doenças como bactérias, vírus e parasitas. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS

 Muitas dessas doenças podem levar à morte. Por isso é considerado um grande problema tanto para a saúde quanto para o meio ambiente, competindo com espécies nativas pelo alimento. Entre as principais doenças transmitidas por pombos estão: Criptococose – uma doença causada pelo fungo Cryptococcus neoformans, transmitida através das fezes secas de pombos.

Apesar da doença não ser comum ela é altamente perigosa, sendo que para piorar seu tratamento é caro e mesmo tratando não é possível eliminar o fungo completamente. Entre os sintomas da doença estão dor de cabeça, vômito e febre, sendo que com o passar do tempo ela vai avançando e ficando cada vez pior, provocando tosse alta e falta de ar, podendo até causar a morte, especialmente em pessoas que estejam com o sistema imunológico comprometido. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS

 Hitoplasmose – também é causada por um fungo, o Hitoplasma aspsulatum, encontrado nas fezes secas de pombos e também de morcegos. A doença provoca uma micose profunda, apresentado febre, dor torácica, tosse, mal estar e anemia. 
Publicidade:
O quadro clínico do paciente vai depender do tipo de infecção, o tratamento se dá através de medicamentos específicos e pode ser demorado. Salmonelose – causada pela bactéria Salmonella sp encontrada na fezes dos pombos. Sua infecção se dá através da ingestão de ovos ou carnes contaminados, causando uma toxinfecção alimentar, apresentando febre, diarreia, vômitos e dores abdmonais. 

 Ornitose – é uma doença transmitida via oral pela poeira que pode conter fezes secas de aves, que costumam esfarelar e entrar em contato com o ar. Ela é causada pela bactéria Chlamydia psittaci, sendo que os sintomas são febre, vômito, calafrios, mialgia, tosse, cefaléia e comprometimento das vias aéreas superiores e inferiores. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS

Essa doença é mais grave em pessoas com problemas no sistema imunológico. Toxoplasmose – essa doença é causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, que é encontrado nas fezes de pombos e outros animais como gatos, coelhos, ratos, etc. 

A doença pode não causar danos se o sistema imunológico da pessoa não estiver comprometido, caso contrário pode afetar os músculos, cérebro, coração e retina, podendo causar meningite, pneumonia, problemas cerebrais entre outros, podendo causar a morte. Também é altamente perigosa em mulheres grávidas, pois pode ser transmitido pelo feto através do sangue. 

 Dermatites – doença causada pelo piolho do pombo, a qual provoca erupções na pele e coceiras muito parecidas a picadas de inseto. Outras doenças causadas por pombos são ornitose,alergias como rinites e bronquites, psitacose, tuberculose aviática, etc. O ideal é tratá-las o quanto antes.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR POMBOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.