segunda-feira, 6 de maio de 2013

HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA


Heitor Villa-Lobos é um dos principais nomes da música brasileira! Agora você poderá conferir um resumo de sua biografia e saber um pouco mais de sua trajetória que ficou para sempre marcada na história do Brasil. 
HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA
 Nascido no Rio de Janeiro, em 5 de março de 1887, Heitor Villa-Lobos foi um dos melhores maestros de todos os tempos, além de ser um grande compositor brasileiro, tendo seu trabalho como referência ainda nos dias de hoje! 
HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA
Foi Heitor Villa-Lobos quem descobriu uma linguagem diferenciada para a música brasileira, daí o título de ser o músico expoente da música brasileira, do modernismo brasileiro. Heitor criou obras que continham nuances regionais de vários locais do país, buscando inclusive elementos indígenas e da cultura de cada região. 
HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA
Heitor é filho de Raul Villa-Lobos e Noêmia Monteiro Villa-Lobos e desde criança seus pais já o incentivavam para estudar muito, sua mãe queria que ele se formasse em medicina, mas seu pai, Raul Villa-Lobos, queria que ele seguisse o caminho da música. 
Publicidade:
Raul, funcionário da Biblioteca Nacional e também músico, adaptou uma viola para seu filho e fez com que ele iniciasse seus estudos de violoncelo. Aos 12 anos Heitor Villa-Lobos perdeu o pai e começou a tocar violoncelo pelos teatros e também em bailes. Foi nesta época que ele descobriu a musicalidade dos chorões, pela qual se interessou bastante. Heitor Villa-Lobos era conhecido por sua inquietude e por várias vezes se aventurou por viagens pelo interior do país, quando então descobriu a musicalidade diversa do país. 
HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA
Casou-se no ano de 1913 com Lucília Guimarães, pianista e o casal foi morar no Rio de Janeiro. Foi no ano de 1922 que Villa-Lobos participou da "Semana da Arte Moderna", em São Paulo e já em 1923 viajou para a Europa, voltando somente no ano seguinte. Novamente viajou para a Europa em 1927, tendo sido financiado por Carlos Guinle, um milionário do Rio de Janeiro. Voltou ao Brasil somente em 1930 e realizou uma turnê por 66 cidades brasileiras. 

 Ainda no ano de 1930, Heitor Villa-Lobos realizou a Cruzada do Canto Orfeônico. Seu casamento então chegou ao fim, na década de 30 e no ano de 1948 veio a se casar com Arminda Neves d'Almeida, sua ex-aluna que foi a responsável pela divulgação de uma importante obra de Villa-Lobos, após sua morte. Heitor Villa-Lobos veio a falecer no dia 17 de novembro de 1959 e está sepultado no Cemitério São João Batista, na cidade do Rio de Janeiro. 
Foi criado o museu Villa-Lobos no Rio de Janeiro no ano de 1960 onde guarda boa parte da história e do valiosíssimo trabalho deste músico fenomenal.


Entre suas principais músicas, estão: Bachianas Brasileiras nº. 5 Bachianas Brasileiras nº. 5 - Ária (Cantilena) Hino a Santo Agostinho Lundú da Marquesa de Santos Melodia Sentimental Nel Cor Piu Non Mi Sento Trenzinho Caipira Veleiro Veleiro (tradução)

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HEITOR VILLA LOBOS- OBRAS, MÚSICAS, BIOGRAFIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.