terça-feira, 16 de abril de 2013

IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS


A água tem extrema importância para os seres vivos, sem ela não podemos sobreviver, pois todas as nossas funções vitais estão diretamente ou indiretamente ligadas a ela. A água é um elemento composto por um átomo de oxigênio (O) e dois átomos de hidrogênio (H), formando assim a molécula H2O, as quais existem milhares que ocupam grande parte da superfície de nosso planeta. 


IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS



 Todos sabem que cerca de 70% da superfície de nosso planeta é formada por água, sendo apenas 30% de terra, por isso ele também é conhecido como Planeta Água, praticamente toda a vida existente na Terra depende da água. 

A água se encontra presente desde as células dos animais até os grandes corpos de água, como lagos, rios e mares. Nos animais ela é a principal constituinte de vários líquidos orgânicos, realizando a maioria das funções vitais, além de eliminar substâncias prejudiciais aos organismos e ajudando a regular a temperatura corporal através da respiração. 
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
O corpo humano é formado por cerca de 70% de água, por isso assim como os animais sempre devemos repor a quantidade perdida durante o dia através da urina e transpiração. Um ser vivo não vive muito tempo sem água, é questão de dias, dependendo da espécie. No caso das plantas elas necessitam de água para fabricarem seu alimento através da fotossíntese, sendo essencial para seu desenvolvimento. 
Publicidade:
As plantas assim como os animais também precisam repor água, já que perdem através da respiração e transpiração. Sendo assim a água é essencial para o funcionamento dos ecossistemas, tanto aquáticos quanto terrestres, além de ser utilizada para a agricultura, pecuária, geração de energia nas usinas hidrelétricas, na produção industrial e na formação de chuvas e a manter a umidade do ar. 

 A água pode ser encontrada em três estados físicos: líquido (lagos, rios, mares e chuva), sólido (geleiras) e gasoso (ar). Apesar de ter tanta abundância apenas 4% de toda a água existente em nosso planeta é potável, sendo a maior parte água salgada que não é possível ingerir. 
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
 E mesmo sendo uma substância muito importante para a vida na Terra, o ser humano está acabando com grande parte da água potável, através de seu mau uso e desperdício. Por isso a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial da Água em 1993, sendo comemorado em 22 de março. 

 O objetivo disso é conscientizar os governos, empresários e às pessoas a conservar, preservar e proteger as fontes e suprimentos de água potável. Podemos ajudar a preservar a água através de atitudes simples como tomar banhos rápidos, não deixar torneiras abertas, lavar o carro e calçadas com balde ao invés de mangueira, não jogar lixo nos rios, entre outros.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
IMPORTÂNCIA DA ÁGUA PARA OS SERES VIVOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.