domingo, 24 de março de 2013

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B1


Os alimentos ricos em vitaminas são essenciais para a saúde e a vitamina B1 é uma das vitaminas essenciais para o bom funcionamento do nosso corpo. Conheça a seguir os alimentos ricos nessa substância. As vitaminas são muito importantes para o nosso organismo, pois cada uma tem uma função essencial que muito contribui para o bom funcionamento do corpo humano. 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B1

Entre as mais importantes está a vitamina B1, também conhecida como tiamina, ela faz parte do conjunto de vitaminas do complexo B, sendo muito importante para o funcionamento do sistema nervoso, dos músculos e do coração, ela também auxilia as células a metabolizarem a glicose e na síntese de carboidratos. 

 A dose recomendada por dia varia de acordo com a idade, para os adultos o recomendado é 0,5 microgramas por 1000 kcal, para gestantes de 0,4 a 0,5 microgramas por dia, para crianças de 0,7 a 1 micrograma por dia e para bebês de 0,3 a 0,3 microgramas por dia. 

 Essa vitamina se encontra presente em uma grande quantidade de alimentos, em sua maioria grãos, entre eles semente de girassol, avelã, ervilha, feijão, pistache, noz-pecã, soja, castanha de caju, amendoim, pão integral,arroz integral, cereal integral, cerveja, noz, fígado, carne de porco, rim, peixe, linhaça, verduras amargas, gema de ovo, macarrão integral, beterraba, jaca, lingüiça, laranja, limão e maçã. 
Publicidade:
 A falta de vitamina B1 pode acarretar em grandes problemas ao organismo, podendo causar lesão cerebral potencialmente irreversível, assim a pessoa pode apresentar diferentes quadros clínicos entre eles a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que causa amnésia, apatia e desinteresse e falta de consciência, também o beribéri, uma doença que provoca fraqueza muscular, dificuldades respiratórias, perda de peso, distúrbios emocionais, inflamação e degeneração dos nervos, fraqueza e dor nos membros, batimento cardíaco irregular, perda de apetite e energia. 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B1
 Além disso, a falta de vitamina B1 também pode causar insônia, nervosismo, fadiga, depressão, perda de apetite e energia, dores no abdômen e no peito, dores agudas e queimação nos pés, perda do tato e memória e problemas de concentração. 
Por isso é importante seguir as recomendações e ingerir diariamente a quantidade correta. Geralmente pessoas que sofrem com o alcoolismo tem maior probabilidade de ter deficiência em vitamina B1, assim como pessoas desnutridas, gestantes que costumam vomitar frequentemente e pacientes que tenham feito a cirurgia redutora de estômago. Além do álcool outras substâncias e alimentos podem prejudicar a absorção da vitamina B1 como o café, cigarro, antiácido e ingestão de peixes de rio crus, ostras cruas e samambaias. 
ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA B1
 Caso seja ingerida em excesso, em pessoas saudáveis não causa qualquer problema, só se a pessoa foi hipesensitiva. Esses casos são raros geralmente acontecem após injeções de vitamina B1 em pacientes que sofram com reações alérgicas, no entanto todas as reações foram passageiras, não causando maiores problemas.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.