quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM

Se você já tentou imaginar como as plantas se reproduzem, leia essa matéria que preparamos com conteúdo fácil e didático. As plantas são seres vivos autótrofos, ou seja, que são capazes de produzir seu próprio alimento através da fotossíntese, sem precisar se alimentar de outro ser vivo.
COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM

Elas se encontram em praticamente toda a superfície terrestre, sendo responsáveis pela divisão dos biomas e também constituem e base alimentar de muitos seres vivos.  As plantas podem se reproduzir de suas formas: assexuada, em que não há a união dos gametas masculino e feminino e sexuada, em que ocorre a união dos gametas masculino e feminino.

Quando se reproduzem de forma assexuada, o processo se dá através da separação de partes do indivíduo, como caules e folhas, dessa forma como não há recombinação genética, os descendentes são geneticamente iguais aos genitores, assim podendo ser considerados clones.

 A reprodução assexuada das plantas pode ser de vários tipos como brotamento (formação de uma gema formada através de divisões celulares na superfície externa da planta, podendo se separar-se dela, assim dando origem a um novo ser – ex: angiospermas), fragmentação (quando a planta fragmenta-se espontaneamente ou por acidente e cada fragmento se desenvolve formando um novo indivíduo – ex: algas).
Publicidade:
Também se reproduzem pela formação de estolhos (caules rastejantes que promovem a reprodução vegetativa da planta, assim criando raízes e caules eretos em seus nós – ex: grama, hortelã, morangueiro) e esporulação (processo em que são formadas células especiais, os esporos que podem ser transportados tanto pelo vento ou animais, assim originando novos seres vivos da mesma espécie – ex: algas, musgos e samambaias). 

 Além dos tipos de reprodução assexuada naturais também há tipos criados pelo homem, que desenvolveu métodos especializados de multiplicação, como estaquia (plantio de pequenas estacas de caule, raízes ou folhas, que ao serem plantados dão origem a novas plantas – ex: roseira, cana-de-açúcar, mandioca, batata-doce, violeta africana), alporquia (método que provoca a formação de raízes adventícias num ramo de planta já enraizada – ex: azaléia, cerejeira, romã, macieira, laranjeira) e enxertia (união dos tecidos de duas plantas de diferentes espécies, que passam a formar uma planta com duas partes: enxerto e porta-enxerto – ex: pingo de ouro, ibisco). 

 Na reprodução sexuada, em que ocorre a união dos gametas, há alternância de gerações, sendo um esporófito, que é o indivíduo adulto e um gametófito, o indivíduo que produz gametas que pode tanto ser parasita do esporófito quanto ter vida independente. 
COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM
O processo de reprodução pode acontecer de duas maneiras, no caso das plantas aquáticas, em que há a produção de gametas móveis, o processo se dá por isogamia (fecundação em que os gametas masculino e feminino são idênticos) ou por oogamia (em que o gameta feminino é maior e é imóvel, enquanto que o gameta masculino é menor e móvel, assim a fecundação é parecida com a dos animais, em que os gametas masculinos competem pela fertilização do gameta feminino).


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO AS PLANTAS SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.