sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

SÍNDROME DO PÂNICO- ALIMENTAÇÃO NO TRATAMENTO

Como uma boa alimentação pode ajudar no tratamento da Síndrome do Pânico.

 A síndrome do pânico, por ser uma doença causada pelo excesso de ansiedade do paciente e os sintomas serem tanto físicos quanto psicológicos, como falta de ar e fraqueza ou medo da morte, os médicos acreditam que uma boa alimentação tem impacto no tratamento, diminuindo a intensidade dos sintomas das crises. 

 Os tipos de alimentos que ingerimos possuem componentes que inibem ou auxiliam o sistema nervoso, respiratório, etc. Embora o foco do tratamento seja a terapia associada a medicamentos antidepressivos, uma alimentação equilibrada também tem efeitos no organismo. Com uma melhor alimentação, em que o paciente ingere vitaminas e carboidratos de maneira correta, as chances de fraqueza, mal-estar, dor de cabeça e tontura são minimizadas ou evitadas nos momentos de crises. Elas não são relatadas por todos os pacientes, mas muitos deles citam a fraqueza e o mal-estar entre os sintomas da crise do pânico. 

 A primeira dica é para o paciente se alimentar regularmente, fazendo todas as refeições e lanches nos intervalos. Os médicos ressaltam que algumas pessoas reclamam da dificuldade em alimentar-se, parecendo que há um “bolo” na garganta, não conseguindo comer. Esse também é um sintoma relatado pelos pacientes e que tem forte relação com outros, pois se a pessoa não se alimenta regularmente tem mais chances de ter dores de cabeça e tonturas. 

 Por isso, mesmo com esse problema, é necessário que o paciente mantenha uma alimentação saudável e rica em nutrientes. Além de comer bem é preciso tomar uma boa quantidade diária de água, já que grande parte do nosso organismo é composta por líquido. Quando o corpo está hidratado, as chances de ocorrer mal-estar e tonturas também diminuem. Outra questão importante para a alimentação é a ingestão de doces. 

Segundo os médicos é preciso que o paciente evite-os em excesso. Embora com a ansiedade haja uma tendência a comer mais alimentos com açúcar é melhor conter a vontade. Caso a pessoa coma muito doce em função da ansiedade, pode ser que, além da síndrome do pânico, tenha outras complicações de saúde, o que pode ainda dificultar o tratamento. 

 Os médicos, no entanto, ressaltam que os pacientes não são proibidos de ingerir doces. É preciso apenas controlar a quantidade diária. Além dos açucares, é necessário evitar a ingestão de alimentos que possuam substâncias estimulantes, tal como a cafeína, chás escuros e refrigerantes. 

 A pessoa já sofre de ansiedade e quando ingere alimentos estimulantes perde o pouco de tranquilidade que possui. A inclusão de frutas e verduras na alimentação diária ajuda a melhorar o sistema nervoso, pois esses alimentos possuem minerais. Dessa forma, embora não seja fator central do tratamento, a boa alimentação ajuda no controle de alguns sintomas.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SÍNDROME DO PÂNICO- ALIMENTAÇÃO NO TRATAMENTO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.