sexta-feira, 11 de maio de 2012

INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1822- RESUMO


Todos sabem que a Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes do nosso país, pois através dele o Brasil conquistou sua autonomia ficando livre do domínio português. Mas, há muitas dúvidas sobre os acontecimentos que antecederam à Independência, levando a esse desfecho. Para que você entenda melhor o ideal é explicar tudo desde o princípio, ou seja, a chegada da família real portuguesa ao Brasil.  

Isso aconteceu no ano de 1808, quando Portugal estava sofrendo com as invasões militares de Napoleão Bonaparte, a situação se tornou pior ainda com a divisão de Portugal, sendo criadas facções uma contra e outra a favor da aproximação da França. Assim toda a Coroa Portuguesa se viu obrigada a sair de sua terra natal e se refugiar no Brasil.  

Bandeira do Brasil Imperial.
Mas para que isso fosse possível Dom João VI foi obrigado a firmar um acordo com a Inglaterra em troca de proteção para que os súditos lusitanos pudessem escapar ilesos à ameaça do exército francês, assim nesse acordo Dom João prometeu abrir os portos brasileiros a todas as nações do mundo, principalmente para os produtos britânicos.

Com a saída da Família Real, Portugal ficou sendo governada por uma Junta de Regência, mas esta foi dissolvida por Jean-Andoche Junot, antigo embaixador francês em Lisboa, que juntamente com o exército de Napoleão invadiu o país.  Ao vir para o Brasil, a Família Real e da Corte Portuguesa, veio com 18 navios de guerra portugueses e 13 ingleses que escoltaram mais de 25 navios mercantes de Lisboa até a costa do país. 
Museu do Ipiranga em SP.
Dentro deles, havia mais de 15 mil portugueses. Com a chegada da Família Real Portuguesa, os grandes proprietários de terra e comerciantes da colônia se agradaram muito com a notícia, pois assim o pacto colonial teria fim, e o Brasil deixaria de ser uma colônia, passando a ser metrópole. 

 Dessa forma as elites brasileiras poderiam ampliar seus lucros, através de maiores transações comerciais. Então o Brasil já começava a dar o primeiro passo para se tornar uma nação economicamente autônoma, passando de colônia a Reino Unido de Portugal.  

No entanto enquanto a situação do Brasil começava a melhorar em Portugal a população era obrigada a se submeter à intervenção política e militar das forças militares britânicas. Insatisfeitos com a situação, se sentindo abandonados pelo rei, revolucionários criaram um movimento liberal, a Revolução Liberal do Porto, o qual exigia grandes reformar políticas no território português. Assim no dia 20 de agosto de 1820, esse movimento fez com que os grupos políticos liberais tomassem o poder de Portugal. 

Publicidade:


 Os revolucionários formaram uma assembléia geral, dando o nome de Cortes, esta tinha como objetivo debater sobre transformações que poderiam ser feitas, como um projeto de instalação de uma monarquia parlamentar baseada no regime político que havia na Inglaterra, eles também exigiam que o Brasil perdesse os benefícios que foram dados, para que o país voltasse a ser uma colônia. E para que as mudanças acontecessem, o grupo exigiu a volta de Dom João.  
D. Pedro I
 Sem saída, Dom João retornou para Portugal, pois se não o fizesse poderia perder seu título nobiliárquico. Assim ele deixou seu filho Dom Pedro I como príncipe regente do território brasileiro. Os proprietários de terra e comerciantes temendo o risco que o processo revolucionário português traria para os benefícios conquistados resolveram apoiar um projeto que visava a independência brasileira. Mas eles decidiram que esse projeto seria conservador, sem a participação do povo, instalando uma monarquia dirigida por Dom Pedro I.

 O príncipe resolveu apoiar a movimentação, pois se opunha à Revolução do Porto, que era de caráter liberal, indo contra sua formação absolutista.  Como forma de apoio a essa movimentação política, o príncipe regente deu maior autonomia às autoridades militares nacionais e exigiu que todas as medidas vindas de Portugal passassem por sua aprovação no momento em que chegassem. Dom Pedro também começou a se aproximar de figuras políticas que se mostrava a favor do projeto, isso desagradou imensamente o governo português, que viam que tais ações prejudicariam seu objetivo de recolonizar o Brasil. 

Monumento à Independência, onde D. Pedro I e suas esposas Leopoldina e Amélia estão sepultados.

Assim as Cortes exigiram o retorno imediato do príncipe regente para Portugal, mas Dom Pedro se negou a ir, preferindo permanecer no Brasil, pois estava sendo prestigiado pelas elites. Nessa ocasião, o príncipe regente falou uma frase, a qual ficou marcada: “Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação, estou pronto. Digam ao povo que fico!” e assim esse episódio tornou-se conhecido como Dia do Fico.
Mas o governo lusitano não se deu por vencido e em uma última tentativa, ameaçou enviar tropas caso Dom Pedro não acatasse sua convocação. Além disso, quando estava voltando de Santos no dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu uma carta com ordens de seu pai para que se submetesse ao chamado das Cortes e voltasse para Portugal, vieram também outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que aconselhava o príncipe a romper com Portugal e outra de sua esposa Maria Leopoldina Áustria, apoiando a decisão de Bonifácio, advertindo o marido, com essas palavras: “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece.” 
Assim sendo levado pelas circunstâncias, Dom Pedro não viu outra saída, e pronunciou a famosa frase “Independência ou Morte!”, assim de uma vez por todas, após mais de três séculos sendo dominado, o Brasil se tornou independente de Portugal e pela primeira vez pode ter total autonomia. 
José Bonifácio o patriarca da Independência
Assim nesse mesmo ano, o príncipe foi aclamado Imperador, levando o título de Dom Pedro I e sendo coroado em 1º de dezembro de 1822.  Mas após tornar-se independente, o Brasil ainda teve que pagar 2 milhões de libras esterlinas, o que na época foi um valor altíssimo, exigidas por Portugal, para que fosse reconhecida a sua independência, para isso Dom Pedro recorreu a um empréstimo da Inglaterra. 

E apesar desse fato histórico ter sido tão importante e celebrado até hoje, não houve rupturas sociais no Brasil, sendo que o povo mais pobre, se quer acompanhou ou entendeu o significado da independência, a estrutura agrária continuou a mesma, a escravidão ainda se manteve por algumas décadas e a distribuição de renda continuou desigual. Quem mais se beneficiou foi a elite agrária que deu suporte a Dom Pedro I.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 1822- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Anônimo disse...

Desde o início esse pais fez engodos para proteger as elites e ferrar os pobres.

Anônimo disse...

Obrigado por nos dar um feriado no dia 7 de Setembro....kkkkkkkkk

Unknown disse...

Parabéns seu blog é muito bonito, acompanho sempre ele - Se possivel peço que permitar divulgar o meu que esta abaixo neste espaço e se quizer pode divulgar o seu nos meus blogs fique a vontade, desde ja agradeço.

 
Tudo sobre 7 de Setembro Para Professores e Alunos
 
Para Professores:

Atividades - Dia da Independência


Desenhos para Colorir Dia da Pátria


Dicas e Projetos Pedagogicos


Hino da Independência do Brasil


História do Dia da Independência


Só Cruzadinhas para o Dia da Patria


Para os Alunos:

Resumo sobre o Dia da Independência


O dia da Independência é importante?


Qual independência era monarquia?



Unknown disse...

Esse Blog me ajudou muitoo na minha pesquisa para ganhar ponto ... estão de parabens !

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.