domingo, 12 de fevereiro de 2012

PÍLULA ANTICONCEPCIONAL- ENGORDA? FUNCIONA MESMO?


Muitas mulheres que tem a vida sexual ativa utilizam a pílula anticoncepcional, um dos métodos mais eficazes para evitar a gravidez. Até mesmo as mulheres casadas que preferem usar a pílula à usar camisinha, assim tendo uma segurança a mais para não engravidar. Isso se deve ao fato de a pílula anticoncepcional conter dois hormônios sintéticos parecidos com os hormônios naturais da mulher: estrogênio e progesterona. 

O papel desses hormônios é controlar o ciclo menstrual e a ovulação da mulher, assim quando esses hormônios sintéticos vão parar no organismo feminino, este não produz esses hormônios, pois os sintéticos já se encontram lá, e assim não ocorre a ovulação.
A pílula anticoncepcional deve ser ingerida da forma correta para que não haja riscos de engravidar, por isso deve ser usado seguindo as orientações do fabricante. Geralmente as cartelas anticoncepcionais apresentam de 21 a 28 comprimidos. Na cartela de 21, a mulher deve fazer uma pausa de 7 dias, assim que for tomado o último comprimido da cartela, já na cartela de 28 pílulas a mulher deve começar uma nova cartela assim que acabar anterior, sem interromper. A menstruação ocorrerá durante os últimos comprimidos.

Para melhorar a eficácia o anticoncepcional deve ser tomado todos os dias no mesmo horário, assim há menor risco de você esquecer de tomar. Caso a mulher tenha esquecido de tomar, essa pílula deve ser tomada antes de 12 horas e a próxima deve ser ingerida na hora habitual.

Publicidade:


Mas se você esquecer de tomar a pílula por dois dias ou mais, o uso deve ser interrompido e a mulher deve esperar até a próxima menstruação para iniciar uma nova cartela.

Há muitas dúvidas se o uso da pílula anticoncepcional engorda ou não, isso varia de caso para caso, pois cada mulher tem um tipo de metabolismo, assim a melhor opção é procurar um médico ginecologista para que ele receite a dose certa de hormônios que a paciente deve tomar, assim não terá o risco de ganhar peso.

A consulta ao médico não deve ser feita somente com o intuito de impedir o ganho de peso, mas também porque dependendo do histórico familiar de doenças e riscos cardiovasculares, o uso da pílula anticoncepcional pode comprometer a saúde da mulher, provocando problemas graves como complicações cardíacas e vasculares.
E também lembre-se que o anticoncepcional é um auxiliar para evitar a gravidez, mas ele não evita as doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS, Sífilis, entre tantas outras. Nesses casos o melhor método contraceptivo é a camisinha, assim além de você estar protegida contra uma gravidez indesejada, também não correrá riscos de contrair essas doenças. 

Então se você deseja começar a usar pílula anticoncepcional procure um médico ginecologista antes, ele irá lhe indicar o anticoncepcional que melhor se encaixa com seu organismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PÍLULA ANTICONCEPCIONAL- ENGORDA? FUNCIONA MESMO?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.