segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR- TEM CURA???


Até bem pouco tempo atrás, muitas pessoas sofriam do transtorno bipolar do humor, mas nem se davam conta do que estava acontecendo. O Transtorno Bipolar é bem conhecido nos dias de hoje, sempre aparece alguém dizendo que tem Bipolaridade. Antigamente isso era mais difícil, até mesmo porque antes era dado outro nome a esta condição, antes era conhecido como psicose maníaco-depressiva, um nome bem mais pesado inclusive. Hoje mudou não só o nome como também já se sabe bem mais sobre o problema e o método de tratamento é bem mais eficaz.

Na verdade esse transtorno se caracteriza pela alternância do estado de humor da pessoa. Provavelmente você conhece alguém que altera seu humor repentinamente, no mesmo instante em que aparenta estar tudo bem já passa a se comportar como se estivesse tudo mal. A mudança é muito brusca e as pessoas realmente reparam e acham estranho o modo de agir de quem sofre do transtorno.
Você pode ficar pensando, “mas tantas pessoas sofrem de mudanças de humor”, mas não é bem assim. A mudança pode ocorrer sem motivo aparente, (na verdade isso acontece na maioria das vezes) e os picos entre muito bom e muito ruim estão muito distantes um do outro. Não é preciso acontecer algo que justifique a mudança de humor. A pessoa acometida do transtorno se mostra satisfeita e sem que haja nenhum motivo passa a se comportar de forma totalmente inversa.

Quem tem transtorno bipolar pode ter uma série de comportamento de compulsão, inclusive de compras. Os especialistas descobriram que esse transtorno está ligado a uma área do cérebro que trabalha com as emoções, motivação e recompensas.

Publicidade:


O transtorno bipolar não tem cura mas precisa ser tratado e controlado. De um tempo para cá descobriu-se que esse tipo de transtorno pode surgir inclusive em crianças e adolescentes, o que antes era indiscutível.

O que causa a doença ainda não é muito bem definido, o que se sabe é que fatores biológicos, genéticos, sociais e psicológicos somam-se desencadeando os sintomas.

Esses primeiros sintomas podem surgir ainda na infância, por isso fique atento aos primeiros sinais de: irritabilidade intensa, impulsividade e aparentes tempestades afetivas. Se seu filho apresenta estes sintomas é melhor procurar o quanto antes por ajuda profissional.


O tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um psiquiatra que vai orientar o paciente da melhor maneira possível. É preciso que o médico possa passar algumas informações, inclusive algumas orientações de como os familiares podem lidar com as crises de depressão e irritabilidade que irão surgir frequentemente.


Leia também e saiba mais sobre:
- TOC Transtorno Obsessivo Compulsivo
- TAG Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Transtorno de Personalidade Borderline



Transtorno bipolar não tem cura, mas pode ser controlado e você pode até mesmo viver bem com o problema. Procure um especialista para tirar mais algumas dúvidas que possam existir e o tratamento possa começar o quanto antes e os familiares e amigos instruídos para aprenderem a conviver e lidar com a pessoa que sofre com o transtorno bipolar do humor.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:

TRANSTORNO BIPOLAR DO HUMOR- TEM CURA???
Blog DCH- Fotos e Vídeos

3 comentários :

Will Brasil disse...

Com certeza nem todo mundo é bipolar, isso porque se trata de uma doença muito complexa, tanto para diagnóstico como para tratamento. Infelizmente a mídia - como seu artigo diz - tem reduzido a questão como "sendo a doença da moda". Nada disso... Will Brasil (editor do Bipolar Brasil - maior site sobre bipolaridade do Brasil). abs

Anônimo disse...

Será que essas mudanças de comportamentos. Mudam??

Anônimo disse...

Eu não sei se tenho isso,mais as vezes me dá uma sensação de ansiedade,estress,sei la algo desse tipo..

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.