quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

SAL IODADO NO TRATAMENTO DA TIREÓIDE


As pessoas se alimentam na maioria das vezes muito mais preocupadas com o sabor do alimento do que com os nutrientes que esta refeição irá lhe proporcionar. Isto é um grande erro, que vem se tornando cada vez mais comum, pois incluindo em nosso cardápio diário somente os alimentos que gostamos, deixaremos de ingerir muitos que são essenciais para o bom funcionamento de nosso organismo e é preciso ingerir uma variedade grande de alimentos, como verduras, frutas, legumes, entre tantos outros, para que possamos ter saúde, disposição e nosso corpo funcione corretamente.

Um bom exemplo é quanto ao consumo de iodo, muito importante para toda a população. Mas muitas pessoas ainda não sabem que o iodo é um componente indispensável para o bom funcionamento da glândula tireóide. Essa glândula é responsável pela síntese e liberação de hormônios na corrente sanguínea e sem a presença destes hormônios (Tiroxina e Triiodotironina) o indivíduo pode apresentar retardamento mental e problemas no desenvolvimento e crescimento. Pode-se ter por aí, uma ideia do quão é importante termos o iodo presente em nossas refeições diariamente.

O iodo normalmente pode ser encontrado em alimentos como: enlatados, conservas, carnes, peixes, maionese, frutos do mar, algas, gema de ovo, pães industrializados, agrião, aipo, cereais em caixas, couve de bruxelas e outros alimentos, no entanto nem sempre a população tem acesso a esse tipo de alimentação, principalmente em locais mais pobres.

E justamente por este motivo, é obrigado por lei que as indústrias que fabricam sal de cozinha incluam na composição do produto o iodo, de maneira que a população terá dessa forma acesso a essa substância de maneira bem corriqueira, afinal todos utilizam sal de cozinha para preparar os alimentos e o sal é um produto bem acessível. Foi a melhor forma de garantir a ingestão de iodo por toda a população.

Publicidade:


Essa iniciativa foi muito importante, pois a falta de iodo na dieta causa diversos distúrbios, inclusive o bócio (nascimento de crianças com deficiência de tireóide que pode acarretar em perfis de surdo-mudez e debilidade mental. 
Como esse tipo de doença provocada pela carência de iodo é um problema de saúde pública, os governos enxergam que é muito mais fácil fazer a profilaxia e executar leis como essas do sal, do que fazer o diagnóstico e tratamento de um paciente com bócio por exemplo.

O excesso de iodo na alimentação também pode ser um problema, por isso é importante equilibrar a quantidade de sal e de outros alimentos na sua dieta. O exagero no consumo pode provocar o que chamamos de hipertireoidismo, que também é uma doença que deve ser levada a sério e o tratamento deve ser feito com um especialista na área. 

Se você acha que está apresentando algum dos sinais da doença, procure seu médico o quanto antes para que ele possa verificar e lhe dar uma parecer correto sobre o problema.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
SAL IODADO NO TRATAMENTO DA TIREÓIDE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.