terça-feira, 2 de agosto de 2011

DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA CONTAMINADA OU POLUÍDA



As doenças transmitidas pela água são causadas pela falta de água potável e de esgoto, onde se concentram microorganismos patogênicos de origem entérica, animal ou humana. Essas doenças são contraídas especialmente por crianças que pertencem às classes mais pobres, que acabam morrendo desidratadas, vítimas de diarréia causadas por microorganismos.

Infelizmente no Brasil, ainda há regiões em que muitas famílias não recebem água tratada e que também não tem esgoto. No meio rural o índice de pessoas que contraem essas doenças é alto, devido à possibilidade de contaminação bacteriana de águas que muitas vezes são captadas em poços velhos, que estão vedados de forma inadequada e próximos a fontes de contaminação como as fossas e áreas de pastagem ocupadas por animais.

Sendo a água essencial à vida, a proteção de contaminações no fornecimento desta deve ser prioridade de defesa. O melhor método de assegurar água adequada para o consumo consiste em formas de proteção, assim evitando-se contaminações de fezes animais e humanos, os quais contem uma grande variedade de bactérias, vírus, protozoários e helmintos. Mas as falhas na proteção e no tratamento efetivo da água colocam a comunidade em risco de contrair doenças intestinais e outras doenças infecciosas.
Os riscos à saúde em relação com a água é dividido em duas categorias: riscos relativos à ingestão de água contaminada por microorganismos, através do contato direto ou por meio de insetos vetores que necessitam da água em seu ciclo biológico e os riscos derivados de poluentes químicos e efluentes de esgotos industriais.

As principais doenças transmitidas através da água são: diarréia infecciosa, cólera, leptospirose, hepatite e Esquistossomose.

A diarréia infecciosa geralmente é causada por bactérias que se encontram na água contaminada. A maioria das diarréias leves geralmente acaba sozinha, mas é preciso manter a pessoa hidratada, pois a desidratação é muito perigosa, especialmente em crianças e idosos.

A cólera é uma doença infecciosa causada por uma bactéria (Vibrio cholerae) que ataca o intestino dos humanos, causando náusea, vômito, cólica abdominal, diarréia abundante e esbranquiçada, podendo até causar a perda de um litro de água por hora e cãibras. Esses sintomas se devem pelo fato da bactéria liberar uma substância tóxica que altera o funcionamento normal das células intestinais. Se a doença não tiver um diagnóstico rápido pode ser fatal.

Publicidade:
A leptospirose é uma doença bacteriana que é transmitida pela água e alimentos contaminados por urinas de animais, principalmente o rato. É uma doença muito comum depois de enchentes, pois as pessoas andam sem proteção em águas contaminadas. Essa doença pode apresentar uma grande variedade de sintomas (febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular, vômito, olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele) como em algumas pessoas podem não apresentar sintoma nenhum. Se a doença não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, pode ter meningite e problemas respiratórios. Em casos raros a leptospirose pode levar a morte.
A hepatite é uma doença que causa inflamação no fígado que pode ser provocada por vários tipos de vírus. Os sintomas são parecidos com os da gripe e há também icterícia (coloração amarelada da pele causada pelo depósito de uma substância produzida pelo fígado). As formas de hepatite transmitidas pela água e alimentos contaminados por fezes são as Tipo A e E. Mas também há outros tipos transmitidos por transfusão de sangue ou por relações sexuais.
A esquistossomose é uma doença causada por um verme chamado esquistossomo. Eles se alojam nas veias do intestino e podem provocar diarréia, emagrecimentos, dores abdominais, assim aumentando o volume da barriga e danos a vários órgãos do corpo. Os ovos desse verme saem nas fezes e quando não há um tratamento correto da água podem acabar parando em lagos ou rios. Quando as larvas eclodem penetram em uma espécie de caramujo, onde se reproduzem e se transformam em larvas mais maduras que saem do caramujo e ficam nadando livres na água. Na água ela pode penetrar através da pele nas pessoas que entram nessas águas contaminadas.

Além dessas doenças causadas por microorganismos também há a contaminação pelo cloro (que em grande concentração afeta todo o sistema respiratório e interfere no sistema reprodutivo) e os agrotóxicos (em sua maioria são cancerígenos e provocam várias doenças degenerativas).

Leia Também:



Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOENÇAS TRANSMITIDAS PELA ÁGUA CONTAMINADA OU POLUÍDA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

8 comentários :

Anônimo disse...

eu queria saber os virus e as bactérias que contem na agua

Anônimo disse...

valeu mideu todas as respostas da meu trabalho!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

eu gostei muito

Anônimo disse...

eu gostei muito

Anônimo disse...

Bem lagal o texto me ajudou muito.

Anônimo disse...

gostei muito!!!!!.......

Anônimo disse...

muito legal

Unknown disse...

muito util!!! :3

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.