quarta-feira, 17 de agosto de 2011

BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA O CORPO E A SAÚDE


Atualmente as pessoas dispõem de menos tempo para fazer exercícios físicos que são cruciais para a saúde. Para quem não tem tempo, nem pode pagar uma academia, a caminha é uma ótima opção, pois ela não exige habilidade, não custa nada, pode ser feita a qualquer hora do dia, não tem restrição de idade e ainda pode ser feita dentro de casa se a pessoa tiver uma esteira.

Para as pessoas que não praticam nenhum tipo de esporte, uma caminhada de 10 minutos por dia já provoca efeitos perceptíveis ao corpo, depois de apenas uma semana. Além da melhora do condicionamento físico, a caminhada traz muitas vantagens para a saúde do corpo e da mente, todas comprovadas pela ciência.

Postura Correta:


Um dos benefícios é que ela melhora a circulação, pois durante a prática do exercício o fluxo do sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, diminuindo a pressão. O pulmão também é beneficiado pela caminhada, pois as trocas gasosas que ocorrem nesse órgão passam a ser mais poderosas quando caminhamos com freqüência, fazendo com que uma grande quantidade de impurezas saia do pulmão, deixando-o livre de muco e poeiras. A caminhada também ajuda a combater a osteoporose, pois o impacto dos pés com o chão beneficia os ossos. A compressão dos ossos da perna, e a movimentação de todo o esqueleto durante a caminhada, faz com que haja uma maior quantidade de estímulos elétricos aos ossos, esse estímulo facilita a absorção de cálcio, deixando os ossos mais resistentes.

Publicidade:


A caminhada também afasta a depressão, pois durante ela nosso corpo libera uma maior quantidade de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Caminhadas em áreas verdes, como parques e jardins, podem melhorar a saúde mental, trazendo benefícios para o humor e a auto-estima. A caminhada também deixa o cérebro mais saudável, evitando o seu envelhecimento, pois aumenta seus circuitos e reduz os ricos de problemas de memória e atenção. A caminhada também diminui a sonolência, pois faz com que nosso corpo tenha um pico na produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina.

Tabela de Caminhada para Iniciantes:


Mas o benefício mais famoso da caminhada é que auxilia no emagrecimento. Pois se você está acostumado a gastar uma determinada quantidade de energia e começa a caminhar, seu corpo passa a ter uma maior demanda calórica, causando uma queima de gorduras localizadas. Além disso, a caminhada também controla a vontade de comer, pois ocupando o tempo, a caminhada também libera hormônios como a endorfina, que relaxam e combate o estresse, efeito que muitas pessoas buscam compulsivamente na comida. A caminhada também é uma proteção contra derrames e infartos, já que ajuda a controlar a pressão sanguínea e também controla os níveis de colesterol no corpo.
E também é uma arma poderosa contra a diabete, pois a atividade do pâncreas e do fígado é estimulada durante a caminhada, devido à maior circulação em todos os órgãos, além disso, através da caminhada é possível reverter à resistência à insulina, e quanto maior a quantidade de insulina no sangue, maior a capacidade das células absorverem glicose.

Então se você quer melhorar a saúde de seu corpo, comece a caminhar, você ficará impressionado com os resultados.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
BENEFÍCIOS DA CAMINHADA PARA O CORPO E A SAÚDE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.