Com os milhares de computadores conectados à internet espalhados pelo mundo todo fica difícil pensar em identificar cada um deles por meio de um número, mas é assim que é feito, por meio do IP que é um número de identificação exclusivo que cada máquina logada na internet possui.
Este número de IP é expresso com um número decimal pontilhado, como por exemplo, 216.21.61.137 sendo que cada sequência de quatro números é chamada de octeto. O número total de combinações destes quatro octetos é de mais de quatro bilhões, sendo todas elas exclusivas sem repetição.
Para cada tipo de classe de endereço de IP existe uma combinação de octetos, como por exemplo, os endereços da classe A que são usados para redes muito grandes como em empresas internacionais; os da classe B que são usados em redes de tamanho médio, como por exemplo, em uma universidade e os da classe C que são usados em empresas de tamanho pequeno a médio.
Na internet são vários os sites que disponibilizam um sistema que mostra o IP no momento em que se acessa o site. Um dos mais conhecidos é o Meu IP. Para saber seu IP agora, acesse:
www.meuip.com.br
Você irá ver o IP da sua conexão e também é possível fazer diagnóstico de problemas na conexão de internet, por exemplo, se você acha que sua conexão está lenta, quando na verdade seu plano é de uma conexão mais rápida, no teste você saberá a velocidade real em que está conectado. E são vários links para você experimentar.
Apesar da maioria dos usuários de internet não terem sequer ideia que sua conexão à internet só é realizada graças ao número de IP destina a cada máquina, pois se não fosse assim seria impossível realizar as conexões, o número de IP é muito importante por identificar cada computador conectado à web. Quando uma pessoa se conecta à internet, o provedor de acesso fornece ao computador do usuário um número IP. E mantém registrado em seus servidores o dia e horário em que este IP foi fornecido. Esta informação é muito importante nas investigações de crimes virtuais. Pois é possível requerer junto ao provedor estes registros para saber quem estava conectado em determinado dia e horário. De posse destes dados é só conferir que era o dono do IP na data solicitada.
O site Meu IP também fornece informações a respeito dos principais aparelhos e termos usados para conexão à internet, como o roteador, switch, provedor, servidor, firewall, cabeamento, rede sem fio ou wireless dando conceitos básicos, como funcionam, tipos existentes destes e de outros termos usados na internet.
Acesse o site Meu IP sempre que desejar ver o número do IP pelo qual você está conectado e também para fazer um teste com sua internet e saber a velocidade média pela qual está conectado.
0 comentários :
Postar um comentário