domingo, 19 de junho de 2011

PNEUMONIA- SINTOMAS, TRATAMENTO



O inverno chega, a estação mais fria do ano traz a moda mais bonita, as roupas mais elegantes e o clima perfeito para quem gosta de ficar em casa ou sair para aproveitar as comidas típicas da estação, saborosas e que aquecem. Mas com o inverno também chegam as doenças, típicas desta época do ano e por isto muitas pessoas ficam preocupadas e com toda razão. 

A prevenção é fundamental, cuidar-se e fazer de tudo para não se pego por uma gripe, um resfriado e principalmente, por uma pneumonia.

A Pneumonia é uma infecção que afeta os pulmões. Pode ser causada por vírus, bactérias, parasitas ou fungos, no entanto, na maioria dos casos ela é causada por bactérias do tipo pneumococo. Esse tipo de enfermidade se desenvolve geralmente quando o organismo do paciente se encontra com alguma falha no sistema imune. Por vezes o indivíduo pode inalar o microorganismo durante a respiração e este se instala nos pulmões dando início ao processo de infecção. Outra forma é quando as bactérias que vivem na boca se proliferam por algum motivo desconhecido e passam a habitar locais inadequados do pulmão. Existe também outra forma de contrair pneumonia, mais improvável mas que acontece, que é a infecção via circulação sanguínea.

Segundo os especialistas, por nesta época as casas ficarem mais fechada devido ao frio, bem como no ambiente de trabalho todos manterem as janelas fechadas, o número de incidências cresce e muitas pessoas são acometidas e precisam de tratamento o quanto antes.

A pneumonia mais clássica, a bacteriana, tem como sintomas: febre, calafrios, dor na região do tórax, e tosse (com expectoração amarelada ou esverdeada) podendo ser a tosse seca ou não. A respiração por vezes fica mais curta e dolorosa, os lábios podem apresentar uma coloração azulada em casos mais graves. Nos idosos esses sintomas são acrescidos de confusão mental, falta de apetite e fraqueza. E nas crianças, febre e choro.

Publicidade:


Principalmente as crianças e idosos podem apresentar um quadro mais complicado, por isto devem receber atenção redobrada. Aos primeiros sintomas um médico deverá ser consultado e o tratamento seguido à risca.

O tratamento da pneumonia é feito de acordo com o diagnóstico e no caso das origens bacterianas esse tratamento será feito com antibióticos.

Dependendo do caso, o tipo de antibiótico será diferente e o médico irá ou não recomendar a internação. Esses antibióticos poderão ser administrados por via oral ou através de injeções, na veia ou músculo.
Em alguns casos os médicos utilizam técnicas de fisioterapia para auxiliar no tratamento. São técnicas respiratórias que ajudam a eliminar as secreções presentes nos pulmões dos pacientes, acelerando o processo de cura. Os cuidados com o paciente precisam ser extremamente cautelosos para que o quadro não se agrave. Quanto mais demorar a procurar um médico para consulta mais difícil poderá ser o tratamento. O tempo para se recuperar e o paciente ficar complemente restabelecido vai variar de pessoa para pessoa. Dependerá tanto das condições de saúde em que a pessoa se encontra como também o seguimento correto do tratamento.

Há tratamento para a pneumonia e com certeza a maioria das pessoas se curam, mas infelizmente, ainda há os casos de morte. Previna-se e caso apresente alguns dos sintomas da pneumonia, procure um médico imediatamente.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PNEUMONIA- SINTOMAS, TRATAMENTO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.