Segundo os dados do IBGE é possível estimar quantas pessoas existem no Brasil hoje.
O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é uma fundação pública da administração federal brasileira, a qual foi criada em 1934 pelo estatístico Mário Augusto Teixeira de Freitas, tendo como objetivo organizar informações estatísticas quanto à questões sociais, demográficas e econômicas do país.
Entre as funções do IBGE está a realização de censos, que nada mais são do que estudos estatísticos referentes a uma população. Através do censo são obtidas várias informações como o número de habitantes, número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas, profissão, entre outros.
Mesmo antes do IBGE eram realizados censos, sendo que o primeiro foi em 1872, posteriormente em 1890, 1900 e 1920, 1940, 1950 e assim por diante. Hoje os censos são realizados a cada dez anos, nos meses de final 0. O último censo realizado no Brasil foi em 2010, sendo estimada uma população brasileira formada por 190.755.799, tendo um crescimento de 12,5% em comparação com o ano 2000.
Em comparação com os outros censos, este foi o que teve o menor crescimento populacional, sendo o maior em 1920 em que houve um crescimento de 75,7% em comparação com 1900.
Mas fora o censo também é possível saber o número de pessoas existentes no país através da contagem de população, a qual é realizada durante o intervalo entre dois censos demográficos.
Publicidade:
A contagem de população é um cálculo quantitativo do número de pessoas de alguma região, cidade ou estado, ela também é realizada pelo IBGE e costuma acontecer cinco anos depois do último censo e cinco anos antes do próximo, dessa forma quantificando o número de habitantes das cidades brasileiras.
A contagem de população foi definida pela leu nº 8.443 de 16 de julho de 1992, sendo obrigatória para o fornecimento de estatísticas populacionais. No entanto só foi implementada em 1996 com o intuito de registrar fenômenos migratórios e atender a demandas de novos municípios que surgem entre os censos, dessa forma é possível orientar políticas e ações públicas com informações atualizadas sobre a população.
Além de ser importante para a divisão de verba entre os municípios, a qual é chamada Fundo de Participação dos Municípios (FPM).
Mas fora isso, o IBGE sempre está realizado pesquisas e em 2012 estimou o número de habitantes no Brasil em 193.946.886, sendo que o estado mais populoso é São Paulo, que conta com 41.901.219 habitantes e o estado que possui uma população menor é Roraima que conta com 469.524 habitantes.
Se quiser saber todos os dados, de todos os estados e cidades brasileiras, acesse o site oficial do IBGE - [http://www.ibge.gov.br/home], lá você encontrará todas as tabelas com o número de habitantes de todas as regiões do Brasil.
0 comentários :
Postar um comentário