Todo trabalhador brasileiro precisa ter a preocupação de acompanhar a atual situação de seu FGTS. A Caixa Econômica Federal disponibiliza um serviço online onde, todo trabalhador brasileiro pode, facilmente, consultar seu extrato e conferir o saldo de seu FGTS. Para isto basta acessar o site abaixo informado no final dessa postagem, onde o usuário poderá encontrar todas as informações sobre o FGTS e como realizar a consulta online.
Para ter acesso ao extrato de seu FGTS você precisa apenas digitar o seu NIS e senha, mas caso você ainda não tenha uma senha cadastrada no site digite seu NIS e clique em OK. Siga as orientações do site e pronto. Com essa praticidade fica muito mais rápida a sua consulta. Você não precisa se dirigir até uma agência da Caixa ou casa lotérica para solicitar esta informação.
E quem está precisando efetuar o saque de seu FGTS, deverá apresentar não só um documento de identidade que tenha foto, mas também a Carteira de trabalho e o PIS ou PASEP se for o caso.
Para quem foi demitido sem justa causa é preciso apresentar a rescisão de contrato que já esteja homologada pelo sindicato ou então pela DRT.
Publicidade:
Se a demissão foi por término de contrato pede-se o contrato de trabalho por prazo determinado, podendo ser uma cópia, mais o termo de rescisão.
No caso da rescisão de contrato a empresa é que irá comunicar à Caixa Econômica Federal, através de canal próprio para esta informação.
Para os outros casos, o próprio trabalhador faz a solicitação do saque na agência da CEF. Se tudo estiver de acordo, em até 5 dias o saque já estará disponível.
Se o valor for de até mil reais poderá ser feito em qualquer casa lotérica ou ainda nos correspondentes Caixa Aqui.
E atenção: o FGTS é corrigido todo dia 10. Assim, o ideal é que você solicite que o pagamento seja feito após esta data, para que ganhe os rendimentos que serão acrescidos nesta data ao seu saldo.
O trabalhador poderá utilizar o FGTS para aquisição de sua casa própria e este recurso é um dos mais utilizados pois a grande maioria dos trabalhadores utilizam do saldo de seu FGTS para dar entrada em um imóvel e assim conseguirem adquirir a casa própria. Porém, é preciso se informar antes sobre todos os requisitos para que o saque para compra de um imóvel possa ser liberada, por exemplo, o imóvel a ser comprado precisa estar localizado na mesma cidade onde o trabalhador trabalha ou então que more há pelo menos 1 ano. Outro detalhe é que, se o trabalhador for comprar um imóvel onde irá morar e utilizar uma parte para trabalhar, por exemplo, para montar um comércio, o saque do FGTS para compra deste imóvel só poderá ser feita em fração, referente à parte residencial.
Se você tiver alguma dúvida, vá a uma agência da Caixa e converse com o gerente. Ou então acesse o site abaixo, onde a Caixa traz várias informações que poderão lhe ajudar a esclarecer diversas dúvidas:
0 comentários :
Postar um comentário