segunda-feira, 4 de novembro de 2013

O que é um Texto Dissertativo?


Veja abaixo informações sobre o que é um texto dissertativo, quais são suas características, exemplos, desse tipo de texto comum em vestibulares e ainda mais no Exame Nacional do Ensino Médio mais conhecido como ENEM.
O que é um Texto Dissertativo?
 É muito comum nos dias de hoje ouvirmos falar sobre Texto Dissertativo, principalmente entre os jovens que frequentam escolas, universidades, locais onde estes textos constantemente são solicitados. Muitos jovens ainda têm dúvida quando se trata de escrever um Texto Dissertativo, mas é bem mais simples do que se pensa. 

O Texto Dissertativo é feito quando você quer abordar um determinado assunto de forma mais minuciosa, entrando em maiores detalhes sobre cada um dos pontos a serem abordados. Para isto é preciso seguir uma estruturação que traz de forma ordenada e clara o texto, onde poderão ser feitas reflexões e convidar o leitor a refletir sobre o assunto proposto. 
O que é um Texto Dissertativo?
O Texto Dissertativo pode instigar o leitor, propor a ele um debater sobre um determinado assunto, criar uma certa polêmica, fazer com que a pessoa que esteja lendo seja convidada a raciocinar. O Texto Dissertativo traz em seu corpo um rico conteúdo apontando um determinado ponto de vista, gerando uma meditação a respeito. Quem escreve um Texto Dissertativo pode ainda utilizar exemplificações, trazer algumas conclusões, mas tudo isto sem impor sua ideia, seu ponto de vista. 
Publicidade:
O Texto Dissertativo não deve sequer tentar convencer o leitor sobre o assunto abordado, deve simplesmente informar, debater, trazer à tona um novo ponto de vista até, mas com o cuidado de não querer convencer ninguém de nada. 
O que é um Texto Dissertativo?
Um Texto Dissertativo geralmente poderá ser dividido da seguinte forma: -Introdução: é onde o escritor deverá mostrar sua ideia, expor o que será tratado no texto, pode até mesmo contar uma citação, ter um questionamento de forma que a resposta será mostrada no corpo do texto. -Desenvolvimento: é nesta hora que o escritor deverá argumentar e desenvolver todo o assunto a ser tratado.

 Não se faz uso da primeira pessoa, por exemplo, ao invés de usar o termo "Eu sei..." deverá utilizar "Nós sabemos..." ou então poderá abrir mão do recurso "Se sabe...". -Conclusão: e por fim, um resumo deverá ser apresentado do que foi abordado, ou poderá ser feita uma proposta, uma solução para algo que foi apresentado ou debatido. Dissertar significa discorrer, desenvolver um texto a respeito de um tema. Um texto dissertativo é um texto que aborda um tema proposto. O texto dissertativo é de caráter informativo, mostrando ao máximo, informações sobre o assunto em questão. 
Mas um texto dissertativo tanto pode ser expositivo como também poderá ser argumentativo sendo que, quando Expositivo ele mostra um conceito, pode ser uma teoria, ou um ponto de vista sobre o tema proposto. Já o texto dissertativo Argumentativo é quando se comprova o tema abordado, o leitor é persuadido, então o texto traz indícios, raciocínios que comprovam o que é mostrado e pode conter até mesmo testemunhos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O que é um Texto Dissertativo?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.