sábado, 26 de outubro de 2013

Revolução Russa: Resumo


Veja abaixo informações sobre a Revolução Russa: Resumo, uma das revoluções mais importantes da Europa, e que devido a diversos atos políticos e que durou mais de 10 anos, veja mais a seguir.
Revolução Russa: Resumo
 A Rússia ao contrário de outros países da Europa no início do século XX ainda não havia se modernizado, apesar de ser uma das maiores potências europeias. Sua economia ainda baseava-se na agricultura enquanto que outros países cresciam, industrializando-se. Esse atraso foi um dos motivos porque a Rússia foi derrotada durante a Guerra da Crimeia (1854-1856) que participou juntamente com a França, Alemanha e Áustria.

 Além disso, o governo era absolutista, sendo que o Czar tinha poder absoluto e todos estavam submetidos a ele. Essa foi a principal causa para que ocorresse a Revolução Russa, pois havia grande desigualdade social e a classe trabalhadora e camponesa acabava saindo prejudicada. Após a guerra o czar Alexandre II resolveu abolir a escravidão, vender terras aos camponeses e ocupar novas áreas agrícolas para prover o crescimento do país.
Revolução Russa: Resumo
Isso deu certo, tanto que o país se tornou exportador de grãos, no entanto como resultado a população cresceu, gerando o desemprego, baixa produtividade agrícola e fome, o que gerou revolta. O governo então resolveu estimular a industrialização, dessa forma muitos estrangeiros foram para a Rússia e fábricas foram implantadas, gerando altas taxas de crescimento industrial. Porém o absolutismo imperava e o czar Nicolau II cobrava altos impostos dos trabalhadores rurais, enquanto os trabalhadores urbanos também estavam insatisfeitos com o sistema de trabalho.
Publicidade:
 Para piorar a situação em 1904 a Rússia entrou em guerra com o Japão, desorganizando a economia e piorando ainda mais a situação. Com a derrota eles decidiram fazer uma passeata no ano seguinte para entregar um abaixo-assinado ao imperador pedindo melhorias nas condições de vida a instalação de um parlamento. Mas em resposta o czar respondeu de forma violenta mandando suas tropas fuzilarem milhares de manifestantes, assim aumentando ainda mais sua revolta.
Revolução Russa: Resumo
 Com isso começou a formação dos sovietes, organização de trabalhadores russos, cujo líder era Lênin, eles se preparavam para a revolução socialista na Rússia e a queda da monarquia. Apesar de todos os problemas do país, o czar Nicolau II colocou a Rússia na Primeira Guerra Mundial, prejudicando ainda mais sua economia. Com isso começaram as greves dos trabalhadores urbanos e rurais, ocorrendo também motins dentro do próprio exército russo.

Assim após muitas manifestações em 1917 o governo de Nicolau II foi retirado do poder, assumindo Kerenski como governo provisório. Pouca coisa mudou e Lênin organizou uma nova revolução que ocorreu em outubro. Dessa forma ele assumiu o governo da Rússia, implantando o socialismo. Assim as terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Lênin também retirou a Rússia da Primeira Guerra Mundial.
Leia mais em:
 Como resultado foi implantada a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas e a Rússia passou por um período de grande crescimento econômico, participando mais tarde da Guerra Fria. No entanto quanto a democracia, pouco mudou o governo ainda era absolutista, sendo que o Partido Comunista reprimia qualquer manifestação contrária ao socialismo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Revolução Russa: Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.