sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Principal Função do Lisossomo


Veja abaixo informações sobre a principal função do lisossomo, suas características e funcionamento, entenda a seguir mais sobre essa célula que é de extrema importância para o funcionamento do nosso organismo.
Principal Função do Lisossomo

A célula humana é eucariótica, possuindo várias organelas que ajudam na manutenção da célula e tem grande importância para o bom funcionamento de nosso organismo. Entre essas organelas está o lisossomo, uma organela que se encontra no citoplasma e tem como principal função a degradação de partículas vindas do meio extra-celular, fazendo também a reciclagem de outras organelas e componentes celulares envelhecidos.

 Os lisossomos realizam a digestão celular através de enzimas, pelas quais ele realiza a digestão celular. O lisossomo possui cerca de 50 enzimas, as quais tem PH ácido sendo usadas somente em macromoléculas como proteínas, ácidos nucleicos, polissacarídeos e lipídios. Elas são mantidas em segurança através de sua membrana envoltória, impedindo que cause danos à célula, além disso, o citosol, líquido do citoplasma tem um PH alto, cerca de 7,2 que é capaz de inibir a ação das enzimas caso elas vazem.
Principal Função do Lisossomo
 Os lisossomos ainda contém uma membrana envoltória única entre as organelas, formada por proteínas transportadoras que permitem que os produtos finais da digestão de macromoléculas transitem par o citosol, onde serão excretados ou neutralizados pela célula. Os lisossomos são produzidos pelo complexo de Golgi, sendo nessa fase chamados de endossomos.
Publicidade:
 Os quais são responsáveis por transportar e digerir as macromoléculas que entram na célula através da endocitose (processo pelo qual as células absorvem material através da membrana celular). Quando entram na célula os materiais extracelulares são fundidos ao endossomo precoce através de vesículos endocíticos que se desprendem da membrana plasmática.
Principal Função do Lisossomo
Dessa forma ele os recicla, enquanto o endossomo vai madurecendo gradualmente tornando-se o endossomo maduro, seu PH começa a diminuir conforme seu crescimento. Também são entregues hidrolases (enzimas que promovem a cisão de material orgânico através da água) ácidas lisossomais ao lisossomo, que juntamente com a fusão da vesícula transportadora ao endossomo maduro, favorece a transformação desses em lisossomos, que começam a digerir as macromoléculas incorporadas ao endossomo através da endocitose.

 Mas também há mais duas opções que o lisossomo utiliza para cumprir sua função, entre elas a fagocitose e a autofagia. A fagocitose seria o englobamento e digestão de partículas sólidas através de fagócitos ou células ameboides. No caso do lisossomo ela é feita em células específicas como macrófagos, que incorporam e degradam bactérias e células envelhecidas que precisam ser eliminadas.
Leia mais em:
Essas partículas são incorporadas por fagossomos (vacúolos fagocíticos) que se fundem aos lisossomos, realizando assim a digestão do conteúdo. Já a autofagia é o processo que elimina componentes envelhecidos da própria célula. Isso é realizado através do envolvimento da organela a ser digerida por uma membrana do retículo endoplasmático (outra organela celular), dessa forma se forma uma vesícula chamada autofagossomo que se funde ao lisossomo que faz a digestão de seu conteúdo.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Principal Função do Lisossomo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.