terça-feira, 29 de outubro de 2013

Piso Salarial: O que é? Para Que Serve?


Veja abaixo informações sobre Piso Salarial: O que é? Para que Serve? Dúvida que muitas pessoas têm, então leia mais a seguir e entenda melhor. 
Piso Salarial: O que é?  Para Que Serve?
É de fundamental importância para todo trabalhador, se informar sobre o piso salarial, pois é ele que irá lhe garantir um bom ou não salário. Piso salarial é o menor salário a ser pago a um trabalhador de uma determinada categoria profissional, seja na área de saúde, transporte, construção civil, comerciários, etc. Dentro de uma categoria, é possível encontrar, por exemplo, profissionais como motoristas, pedreiros, mestres e serventes, entre outros. 

 O valor do piso é muitas vezes estabelecido através de uma convenção coletiva de trabalho, a qual pode estabelecer os pisos mínimos diferenciados para pedreiros e mestres de obra, por exemplo. Mas, também é possível que o piso salarial seja estabelecido na data-base da categoria, através de um acordo entre patrão e trabalhadores. Já os acordos e convenções coletivas de trabalho acontecem através de normas e compromissos entre as partes, as quais deverão ser respeitadas.
Piso Salarial: O que é?  Para Que Serve?
Leia mais em:
 O piso salarial serve para impedir a rotatividade da mão de obra, ou seja, os trabalhadores não ficam por muito tempo trabalhando em uma empresa, o que é comum de acontecer especialmente em empresas que não pagam um bom salário aos seus funcionários, o que consequentemente estimula os trabalhadores a procurem outro emprego. 

 Um fator que deve ser ressaltado é que o valor do piso salarial definido para uma mesma função ou profissão não significa que será o mesmo para todos os estados brasileiros, pois o valor pode sofrer variações de acordo com estado, cidade ou mesmo empresa. Cada estado brasileiro possui a sua própria convenção coletiva de trabalho, por esse motivo é que tão importante que todo trabalhador tenha conhecimento a respeito do valor do piso salarial do estado e cidade onde mora.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Piso Salarial: O que é?  Para Que Serve?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Ana Carol disse...

Bem didático rafael!

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.