sábado, 26 de outubro de 2013

Biografia Jânio Quadros (Jango) Resumo


Veja abaixo informações sobre a biografia de Jânio Quadros (Jango) Resumo, quem foi, como foi o seu governo e as medidas que ele tomou quando assumiu o poder. Também como e porque foi o presidente com o menor tempo de mandato, veja mais a seguir sobre esse ilustre político.
 Biografia Jânio Quadros (Jango) Resumo
 Jânio da Silva Quadros foi o vigésimo segundo presidente do Brasil entre 31 de janeiro de 1961 e 25 de agosto de 1961, um dos mandatos mais curtos da história do Brasil. Jango nasceu em campo grande em 25 de janeiro de 1917, morou na cidade de Curitiba quando criança. Quando cresceu, ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, e após sua graduação abriu banca na capital paulista em 1943. 

Além disso, ele também foi professor de Geografia, sendo considerado um excelente docente, mais tarde também lecionou Direito Processual Penal na Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Sua carreira política começou em 1947 quando foi eleito suplente de vereador na cidade de São Paulo pelo Partido Democrata Cristão. 
Biografia Jânio Quadros (Jango) Resumo
Devido a cassação de mandatos dos parlamentares do Partido Comunista Brasileiro, ele passou a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal entre 1948 e 1950, sendo conhecido como o maior autor de proposições, projetos de lei e discursos de todas as casas legislativas do país nesse período, sendo que a maioria deles eram favoráveis à classe trabalhadora. 
Publicidade:
 Posteriormente ele foi o deputado estadual mais votado entre 1951 e 1953, prefeito de São Paulo entre 1953 e 1955, licenciando-se do cargo em 1954 devido a sua campanha para governador, sendo eleito em 1955 até 1959. Seu governo ganhou destaque devido sua boa administração pública e combate à corrupção, e ao mesmo tempo um empreendedorismo admirável, com o intuito do crescimento econômico. 
Biografia Jânio Quadros (Jango) Resumo
Em seguida candidatou-se a presidente da República, sendo que o mote de sua campanha era “varre, varre vassourinha, varre a corrupção”. Jango foi eleito presidente em 3 de outubro de 1960 por 5,6 milhões de votos, a maior votação obtida no Brasil até o momento. Durante seu governo Jango tomou medidas para combater a corrupção e para beneficiar o povo, com o intuito de levar o Brasil ao progresso e acabar com privilégios apenas para pequenos grupos, também favorecendo os indígenas, criando as primeiras reservas para eles e parques ecológicos nacionais. Entre outros feitos. 

 No entanto seu mandato durou poucos meses, pois foi pressionado a renunciar por outros políticos, inclusive de seu próprio partido. Posteriormente após se candidatar a vários cargos políticos, conseguiu novamente o mandato de prefeito de São Paulo entre 1986 e 1988. Ele tomou algumas decisões autoritárias que causaram insatisfação entre os funcionários públicos, ocasionando greves e demissões em massa. 
Leia mais em:
 Devido a sua saúde frágil e de sua esposa, Dona Eloá Quadros, que faleceu em 1990, ele teve que se afastar do cargo várias vezes. Jango pensava em concorrer a presidência em 1989, no entanto devido a sua saúde frágil desistiu, apoiando Fernando Collor. Depois da morte da esposa, sua saúde ficou ainda mais frágil, sendo que passou seus últimos meses de vida em hospitais e casas de repouso, falecendo em 16 de fevereiro de 1992, tendo sofrido três derrames cerebrais.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Biografia Jânio Quadros (Jango) Resumo
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.