sexta-feira, 13 de setembro de 2013

IPTU Natal RN 2014- 2º Via, Consulta


Veja como realizar a consulta a 2ª via do IPTU Natal RN 2014 a seguir, entre outras informações. O IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano é um dos impostos anuais que os proprietários de imóveis que residem nas áreas urbanas devem pagar. Esse imposto tem como objetivo obter recursos para o município e o controle do preço da terra. 
IPTU Natal RN 2014- 2º Via, Consulta
Fica a encargo de cada município realizar seu sistema de cobrança, sendo baseado no valor venal do imóvel. O valor venal é estimado através de vários dados do imóvel, como a idade, local, valor de acordo com a planta da construtora, entre outros. Sendo que esse valor pode chegar a menos de 50% do valor de mercado do imóvel. 

 O IPTU geralmente é cobrado através de um carnê que é enviado à residência do contribuinte através dos Correios. O que não é diferente na cidade de Natal no Rio Grande do Norte. No entanto pode acontecer do carnê ser extraviado, ou mesmo se perder, por isso os sites das prefeituras de várias localidades do país oferecem o serviço online para a consulta e emissão de segunda via do carnê do IPTU. 
IPTU Natal RN 2014- 2º Via, Consulta
 No caso do site da prefeitura de Natal para ter acesso a esse serviço você deverá acessar a página, lá você terá que preencher os campos pedidos com o sequencial do imóvel, parcelas inicial e final do DAM – Documento de Arrecadação Municipal, data de pagamento e clicar em visualizar DAM.
Publicidade:
 Assim você poderá imitir o DAM que é o boleto de cobrança dos tributos municipais e poderá efetuar o pagamento através de agências bancárias conveniadas. Dessa forma você evitará aborrecimentos. No próprio site você tem acesso a DAMs passados, caso tenha deixado alguma pendência.
IPTU Natal RN 2014- 2º Via, Consulta
 Pois sempre que o IPTU não é pago, ele é taxado gradativamente, então seu valor aumenta cada vez mais comparado ao valor base, e dessa forma a dívida vai ficando cada vez mais difícil de pagar. Por isso é bom utilizar esse serviço online e deixar todas as suas contas em dia. Você pode optar se deseja parcelar ou pagar o valor integral do IPTU, sendo que há desconto.

 O valor do IPTU varia de acordo com a porcentagem das alíquotas, as quais são baseadas em especificações, entre elas o local onde é construído, se já está constituído ou ainda em construção, entre outras. Também há casos em que a pessoa pode ficar isenta de pagar o IPTU, caso o valor seja menor do que o recomendado. 
Por isso é bom acessar o site da prefeitura de Natal - [http://www.natal.rn.gov.br/iptu] e conferir maiores detalhes. Então comece a se preparar para o IPTU 2014 e realize a consulta, melhor se organizar agora do que deixar para a última hora e correr o risco de ter que pagar multa.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
IPTU Natal RN 2014- 2º Via, Consulta
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.