domingo, 4 de agosto de 2013

Exemplos de Crônicas Pequenas, Curtas


 A crônica é uma narração pequena ou curta que segue uma ordem cronológica, para você entender melhor confira alguns exemplos a seguir.
Exemplos de Crônicas Pequenas, Curtas

 Círculo Vicioso
 Bailando no ar, gemia inquieto vaga-lume: 
- Quem me dera que fosse aquela loura estrela,
 que arde no eterno azul, como uma eterna vela !
 Mas a estrela, fitando a lua, com ciúme: 

 - Pudesse eu copiar o transparente lume, 
 que, da grega coluna á gótica janela, 
contemplou, suspirosa, a fronte amada e bela !
 Mas a lua, fitando o sol, com azedume: 

 - Misera ! tivesse eu aquela enorme, aquela
 claridade imortal, que toda a luz resume !
 Mas o sol, inclinando a rutila capela: 

 - Pesa-me esta brilhante aureola de nume...
 Enfara-me esta azul e desmedida umbela...
Porque não nasci eu um simples vaga-lume? 
Machado de Assis 
Exemplos de Crônicas Pequenas, Curtas
Publicidade:
Exemplo em formato de texto:

 O Sentido da Felicidade
 Só assim mesmo para retornar de tanto tempo; necessitei forçar-me a compor essas palavras e, ainda por cima, em um tema mais que difícil. Pra mim felicidade não é apenas a ausência da tristeza, vale mais que isso. Aquela criança abre um sorriso quando vê a folha cair na cabeça do velhinho; que bom que o velhinho ri por contribuir com aquele sorriso. 

O rapaz fica feliz com a promoção em seu emprego, a garota fica feliz quando ele nota seus três mínimos centímetros de corte de cabelo. Há quem me disse que a felicidade não existe; nunca nos contemos com nada, queremos sempre algo que nunca temos, admiramos algo que nunca teremos; esse prazer estampado nesse sorriso é muitas vezes resultado de benfeitoria em nós mesmo, nunca nos outros. 
Exemplos de Crônicas Pequenas, Curtas
Talvez fazer algo de coração, por mais mínimo que seja, seja um bom caminho pra começar o dia. De preferência em que quem saia mais ganhando, na verdade, seja o outro. Se for um desconhecido então… parabéns! Talvez você tenha encontrado uma felicidade diferenciada. Uma felicidade que, por mais diferente de qualquer sentimento humano moderno, está muito mais ligado à aquela criança e àquele velhinho do que você possa imaginar. Pense nisso.
 Bruno Alencarf 

Outro exemplo de crônica:
 Tenho, no meu escritório, uma tela de Pierro della Francesca ( 1410 - 1492 ) chamada "Ressurreição". A pedra do túmulo corta a tela em duas partes. Na parte de cima, com seu pé sobre a pedra, o Cristo ressuscitado. Na parte inferior, encostados à pedra, os guardas adormecidos. Perguntam-me sobre o sentido da tela. Respondo que não sei o sentido da tela.
 As telas têm muitos sentidos. Eu só posso dizer os pensamentos que aquele quadro me faz pensar. E digo: enquanto os guardas da morte estão dormindo, o divino que mora em nós sai do sepulcro. Sabem disso as cigarras. Caminhando hoje pela manhã na fazenda Santa Elisa eu ouvi o seu canto. Já haviam deixado suas cascas nos troncos das árvores. Agora são seres alados. Cantam e voam, a procura do amor... Acho que estão celebrando a Páscoa..." 
Rubem Alves
Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Exemplos de Crônicas Pequenas, Curtas
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.