segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Dieta das Cavernas ou Paleolítica


A dieta das cavernas ou paleolítica tem circulado muito na mídia e redes sociais, despertando a curiosidade de muitas pessoas. Essa dieta como o nome diz é baseada na alimentação de pessoas que viviam na época Paleolítica, ou seja, os homens das cavernas há milhares de anos atrás.
 Dieta das Cavernas ou Paleolítica
Segundo os cientistas S. Boyd e Melvin que criaram a expressão “Nutrição Paleolítica” nesta época a alimentação de nossos ancestrais era baseada em proteína, vegetais e gordura, afinal eram os alimentos disponíveis na época, mas que proporcionavam uma boa saúde a eles. 

 Nessa época não existiam as doenças de hoje, como problemas cardiovasculares, diabetes ou cânceres, sendo que o homem das cavernas levava uma vida bem mais ativa, pois era caçador que precisava caçar todos os dias e se locomover de lugar em lugar, vivendo uma vida nômade para fugir de predadores ou ir atrás de presas.
Dieta das Cavernas ou Paleolítica
 Por isso essa dieta está chamando a atenção de muitos atletas e até pessoas que desejem emagrecer. Mas a dieta das cavernas não é feita para o emagrecimento, apesar de que nas primeiras semanas pode ter esse resultado, já que ela não inclui a ingestão de carboidratos. Entre os alimentos que fazem parte do cardápio desta dieta estão carne vermelha, peixes, frutas, legumes e nozes.
Publicidade:
 Esses alimentos são fáceis de ser encontrados e ainda proporcionam maior saciedade, dessa forma nos primeiros seis meses de dieta a pessoa pode perder mais peso do que em outras mais tradicionais. No entanto muitos especialistas condenam esse tipo de alimentação por muito tempo, alegando que é necessário o consumo de certos carboidratos no nosso dia a dia, como pães e cereais. 
Dieta das Cavernas ou Paleolítica
Além disso, essa dieta não inclui leite e laticínios e ovo, dessa forma a pessoa pode ficar com deficiência em vitamina D, substância essencial para a saúde de nossos ossos.  E para fazer essa dieta é necessário ter muito controle, pois após o período de emagrecimento, pode ocorrer o efeito sanfona. E de nada adianta fazer uma dieta desse tipo se não praticar atividade física para ajudar a queimar a gordura.

 Por isso se você pensa em fazer essa dieta, antes de se aventurar é necessário procurar um nutricionista que te indicará se ela fará bem ou não a você. Afinal cada organismo reage de uma forma e devemos respeitar nossos limites e necessidades, o ideal seria ter uma dieta equilibrada com menor ingestão de carboidratos, mas que eles não sejam tirados totalmente do cardápio. 
 Os tempos mudaram e nosso organismo também, além do nosso estilo de vida, então para viver de forma saudável devemos nos adequar aos hábitos que fazem bem ao nosso organismo e não seguir dietas sem antes saber se farão bem ou não.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Dieta das Cavernas ou Paleolítica
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.