segunda-feira, 5 de agosto de 2013

A Importância do Solo para os Seres Vivos


O solo tem grande importância para os seres vivos, especialmente quando se trata da produção de alimento. É dele que vêm as plantas, e delas se alimentam animais herbívoros, que servirão por sua vez de alimento para carnívoros, seguindo a cadeia alimentar, permitindo a manutenção da vida. O solo é um corpo material formado por sais minerais dissolvidos na água intersticial, seres vivos e rochas em decomposição. 
A Importância do Solo para os Seres Vivos
Ele é formado através da ação de agentes do meio como sol, chuva, calor, e até os próprios seres vivos. O solo é formado por quatro camadas, entre elas fértil, sais minerais, rochas e rocha matriz. A camada fértil é composta por húmus e detritos de origem orgânica, é nela que são plantadas as plantas que encontram sais minerais e água pra se desenvolver. 

 A camada de sais minerais é dividida em calcário, argila e areia, esta parte é permeável, facilitando a entrada de ar e água, essenciais para o desenvolvimento das plantas. A terceira camada é formada por rochas que estão parcialmente decompostas pela ação da erosão e agentes geológicos. 
A Importância do Solo para os Seres Vivos
Após se decomporem elas podem se tornar sedimentos. Já a quarta camada é a rocha matriz, a qual dá origem a todas as demais camadas, sendo formada por rochas que estão começando a se decompor. Os solos podem ser arenosos, siltosos, argilosos, latossolo, lixiviado, árido, orgânico, solo de montanhas ou solo negros das Planícies e Pradarias, essa classificação se dá pelo tamanho de seus grãos.
Publicidade:
 O solo também é formado por três fases: sólida, formada por minerais e matéria orgânica, líquida que se dá pela solução do solo e gasosa, formada por ar. As fases do solo se dão através do intemperismo, conjunto de fenômenos físicos e químicos responsáveis por degradar e enfraquecer as rochas, assim transformando-as em determinado relevo ao longo do tempo. 
 Ele recobre a superfície terrestre emersa, entre a litosfera e atmosfera, promovendo a manutenção de vida de organismos vivos terrestres, como plantas, animais e seres humanos. O solo se relaciona a ciclagem biogeoquímica dos nutrientes minerais, determinando os diferentes ecossistemas e habitats dos seres vivos. 

Dessa forma ele está intimamente ligado ao crescimento das plantas, pois os minerais que o compõem promovem essa ação, tornando o solo fértil para o plantio. Além disso, o solo também é responsável por controlar o fluxo de água e age protegendo a qualidade da água subterrânea. 
 Do solo além do alimento e água também vem minerais que tem grande importância para o ser humano como o ferro usado em construções, petróleo, entre outros. Além disso, ele é o responsável por estarmos vivos, pois sem ele não seria possível nossa sobrevivência. Por isso é importante manter o solo limpo e cuidar de sua manutenção para que ele continue contribuindo para o equilíbrio ambiental.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
A Importância do Solo para os Seres Vivos
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

dalle pow boy

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.