terça-feira, 30 de julho de 2013

Medicamentos Genéricos e Similares- Diferenças


Muito se ouve falar de medicamentos genéricos e similares, mas você a diferença entre eles? Confira nas informações a seguir. Atualmente é difícil encontrar uma pessoa que nunca tenha usado algum medicamento em sua vida. 
 Medicamentos Genéricos e Similares- Diferenças
Eles estão nas prateleiras das farmácias e foram criados para combater doenças e conseqüentemente melhorar a qualidade de vida das pessoas, sendo que muitos garantem sua sobrevivência. Por isso para desenvolver um medicamento novo são necessários anos e anos de pesquisa, até mesmo décadas para que eles sejam considerados eficazes e seguros para uso humano. 

Sendo que os grandes laboratórios chegam a gastar milhões em pesquisas antes que o medicamento possa ser vendido. Sendo assim para compensar isso, a lei de patentes do Brasil garante ao laboratório até 20 anos para que somente ele possa vender o novo remédio sem concorrentes para que assim possa recuperar seu investimento. 
Medicamentos Genéricos e Similares- Diferenças
 Quando esse tempo acaba outros laboratórios ficam liberados para copiar o princípio ativo do medicamento e lançar o genérico, que nada mais é que a cópia exata do original. No entanto para ser lançado o genérico passa por uma fase rigorosa de testes de equivalência farmacêutica e bioequivalência, devendo ser aprovado pela Anvisa. 
Publicidade:
Ele possui as mesmas características que o original, o mesmo princípio ativo e efeito. A vantagem dos genéricos é que eles custam mais barato que o remédio de marca, cerca de 35% a menos e a pessoa não precisa se preocupar, pois ele é confiável. 

Medicamentos Genéricos e Similares- Diferenças
Para identificá-lo basta observar a grande letra “G” impressa sobre uma tarja amarela na parte inferior das embalagens dos medicamentos, assim como as palavras “medicamento genérico”. Quanto ao medicamento similar ele também é uma cópia do original, no entanto não tão perfeita quanto o genérico, sendo que ele não é aprovado pelos testes farmacêuticos de equivalência. Ele possui sim um princípio ativo parecido com o original, mas seu efeito não é igual. 

Isso acontece porque até o ano de 1996 o Brasil não tinha uma lei de patentes para proteger as novas drogas, sendo assim vários laboratórios podiam copiar livremente o medicamento original e lançar nas farmácias. Esses medicamentos costumam ser diferentes do original e genérico apresentando um nome fantasia, o do princípio ativo e da empresa, que copiou o medicamento, além disso, ele difere em tamanho e tem embalagem própria, a qual difere das outras, sendo facilmente identificado. 
 A vantagem dele é ser mais barato e muitos são confiáveis, no entanto antes de comprá-lo o ideal é consultar um médico que irá garantir se o medicamento será bom para você. E uma novidade é que até 2014 todos os medicamentos similares no Brasil terão que passar obrigatoriamente por testes, assim sua qualidade será igual a do original e genérico e é mais uma opção de um medicamento mais barato para a população.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Medicamentos Genéricos e Similares- Diferenças
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.