sexta-feira, 14 de junho de 2013

O QUE SÃO RIBOSSOMOS E SUA FUNÇÃO


Confira a seguir o que são ribossomos e qual sua função. A célula, a principal unidade de formação de um ser vivo, possui muitas organelas essenciais para seu bom funcionamento, cada qual com sua função e organização. 
.
O QUE SÃO RIBOSSOMOS E SUA FUNÇÃO
Entre elas os ribossomos, organelas que tem a importante função de sintetizar proteínas e enzimas usadas pela célula. Essas organelas podem ser encontradas tanto em células eucariontes como procariontes. No caso de células eucariontes os ribossomos ficam presos uns aos outros ao longo da fita de RNA, formando polissomas, assim sendo capazes de sintetizar as proteínas e enzimas usadas pela célula. 

Os ribossomos agem sintetizando as fitas proteicas de RNA complementares às já existentes, assim produzindo proteínas, as quais são utilizadas pela célula para a realização de suas funções. Por outro lado as enzimas são aderidas à parede do retículo endoplasmático (importante organela presente em células eucariontes, tendo como função a síntese de proteínas e lipídios, desintoxicação celular e transporte intracelular).
O QUE SÃO RIBOSSOMOS E SUA FUNÇÃO

No caso de células eucariontes, para serem armazenadas em vesículas e transportadas para o complexo de Golgi (importante organela de células eucarióticas, cuja função é processar proteínas produzidas pelos ribossomos e distribuí-la na célula), onde são empacotadas e enviadas para fora da célula. 
Publicidade:
Os ribossomos também podem ser encontrados no retículo endoplasmático, formando assim o retículo endoplasmático rugoso. Já em células procariontes os ribossomos se encontram livres espalhados no hialoplasma, onde se originam.
O QUE SÃO RIBOSSOMOS E SUA FUNÇÃO

 Como as células procariontes são criadas a partir de proteínas e RNA ribossômico específicos, nesse caso os ribossomos se constroem sozinhos através dos componentes das células. O ribossomo é composto pelo flagelo ribossomático, o qual compõem 60% de sua massa total, e 50 tipos diferentes de proteínas. Um ribossomo chega a medir 210 nanômetros, tendo duas unidades de tamanhos diferentes que se encaixam na fita de RNA. 

 A subunidade maior possui duas regiões de contato direto com o RNAt (transportador), o Sítio A, onde chega o RNAt e o Sítio P onde as ligações peptídicas (ligação química entre duas moléculas, onde ocorre a liberação de uma molécula de água), se formam através da união entre dois aminoácidos, um do Sítio A e outro do Sítio P. Somente é possível que ele exerça sua função quando suas subunidades se encontram unidas. 

Elas somente se separam após a formação da proteína. Além dos aminoácidos o ribossomo também pode unir outros componentes que são importantes na síntese de proteínas, como as moléculas de RNA, que tem a função de traduzir as sequências de aminoácidos de uma proteína.

 Todas as reações que ocorrem através dos ribossomos tem o importante papel de produzir proteínas, as quais são essenciais para o desenvolvimento de órgãos e tecidos do corpo humano.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE SÃO RIBOSSOMOS E SUA FUNÇÃO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.