quarta-feira, 19 de junho de 2013

O QUE É, SIGNIFICA MPL- MOVIMENTO PASSE LIVRE


O MPL mais conhecido como "MOVIMENO PASSE LIVRE"  foi criado oficialmente em 28 de janeiro de 2005, aprovado pela plenária nacional no V fórum Social Mundial. 
O QUE É, SIGNIFICA MPL- MOVIMENTO PASSE LIVRE

O MPL se define como um movimento horizontal, independente e sem ligação a partidos político, nem a ONGs, instituições religiosas e financeiras, com a ideologia de passe livre estudantil, mas também como instrumento para a construção de uma nova sociedade, focando na mobilização de jovens e trabalhadores.

 Todas as pessoas envolvidas no MPL devem possuir o mesmo poder de decisão, o mesmo direito à voz e a liderança. Pode-se dizer que é um movimento onde todos são líderes, ou onde esses líderes não existem. Desta forma, todos têm os mesmos direitos e deveres, não há cargos instituídos, todos devem ter o acesso a todas as informações.
O QUE É, SIGNIFICA MPL- MOVIMENTO PASSE LIVRE

 A revolta popular que originou o Movimento Passe Livre aconteceu em Salvador, capital da Bahia, em 2003, milhares de jovens, estudantes e trabalhadores fecharam as vias públicas, protestando contra o aumento da tarifa. Durante 10 dias, a cidade ficou paralisada. 

As mobilizações tiveram fim quando entidades estudantis tradicionais (como a UNE) se colocaram como lideranças da revolta que não haviam iniciado, e foram negociar com a Prefeitura em sala fechada. Esses grupos apresentaram 10 pautas, das quais 9 foram alcançadas, entre elas a meia-passagem para estudantes de pós-graduação e o direito do uso da meia passagem estudantil nos finais de semana, feriados e férias. A principal reivindicação das manifestações de rua não foi atendida: o aumento continuou em vigor. Após a negociação, porém, a população foi desmobilizada e as ações de rua perderam a força.
Publicidade:
 Em 2004, um grupo em Florianópolis, inspirado pela experiência de Salvador, já se articulava numa proposta diferente das organizações estudantis tradicionais. Ao longo de uma semana de intensas mobilizações, a cidade parou na famosa "Revolta da Catraca". 

A reivindicação era, mais uma vez, a redução das tarifas de ônibus, e havia a participação de outros grupos, como associações de moradores, professores, punks e a população em geral. Os protestos foram bem-sucedidos, e naquele ano o aumento foi revogado. 
O QUE É, SIGNIFICA MPL- MOVIMENTO PASSE LIVRE

Em 2005, um novo aumento foi anunciado, porém, após um mês de manifestações, a prefeitura anunciou seu cancelamento. Durante os anos seguintes, manifestações contra aumentos de tarifa e contra o atual sistema de transporte ocorreram em diversas regiões brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Cuiabá, Porto alegre, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Recife, Aracaju, entre outras. 

No início de 2011, aumentos nos preços das passagens do transporte coletivo provocaram imensas manifestações em todo o Brasil, principalmente em São Paulo, onde a luta contra o aumento reuniu semanalmente, durante 3 meses, cerca de 2 mil estudantes nas ruas do Centro. O período também foi marcado por conquistas na região Norte, em Belém, a população organizada conseguiu reverter um aumento, e, em Porto Velho, o aumento foi suspenso durante duas semanas.

Para mais informações sobre as atuais manifestações e sobre o movimento acesse o site oficial do movimento [http://saopaulo.mpl.org.br]

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
O QUE É, SIGNIFICA MPL- MOVIMENTO PASSE LIVRE
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anselmo Moreira disse...

AGORA CHEGA VAMOS RECLAMAR NOSSOS DIREITOS.
SALVADOR/BAHIA

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.