quarta-feira, 26 de junho de 2013

HISTÓRIA DO XADREZ- RESUMO


Confira a seguir um resumo sobre a história do xadrez. O xadrez é um dos jogos mais antigos que existem, apesar de sua origem ser incerta, foram encontrados vestígios de seus primórdios em várias culturas. Entre as especulações sobre seus locais e datas de origem, muitos acreditam que tenha sido na Índia por volta do século VI, outros acreditam que tenha surgido anteriormente em várias localidades como China, Irã e Afeganistão. 
HISTÓRIA DO XADREZ- RESUMO
   As diferentes versões de xadrez têm certas semelhanças, como o chaturanga (versão indiana) e o xianggi (versão chinesa), sendo que historiadores acreditam que estes jogos tenham influenciado a disseminação das regras e prática do xadrez em outras culturas através do contato entre as civilizações, especialmente pela rota da seda. 

 Os jogos de xadrez da antiguidade assim como hoje se baseavam na disputa entre dois jogadores que se enfrentavam em um arranjo inicial e simétrico de peças, as quais têm movimentos diferentes que levam a vitória dependendo da captura de uma única peça. 
HISTÓRIA DO XADREZ- RESUMO

 O xadrez foi disseminando aos poucos para outras culturas, entre elas Rússia, Pérsia, segundo os historiadores após os árabes conquistarem a Pérsia o jogo foi assimilado e difundido para o ocidente por volta do século X. Apesar da versão chinesa ter sido difundida para a Coreia e o Japão, há grandes diferentes entre o xadrez chines e japonês. 
Publicidade:
 A Europa passou a conhecer o xadrez em meados do século XV, onde se espalhou pelo mundo, tornando-se popular através de algumas mudanças que destacaram mais o jogo, como a inserção da Dama e do Bispo. A partir daí muitos estudiosos começaram a estudar o jogo, fazendo teorias, as quais foram publicadas através de estudos. 
HISTÓRIA DO XADREZ- RESUMO
 O xadrez passou a ser mais reconhecido quando foram fundados os primeiros clubes para a prática do jogo e também federações esportivas na Europa durante o século XVIII. Assim começaram a ser realizados pequenos torneios em toda a Europa, sendo realizado o primeiro torneiro internacional em 1851 em Londres, Inglaterra, vencido por Adolf Anderssen. 

 Assim como os esportes o xadrez passou a ter o título de campeão mundial, sendo o primeiro a ganhar esse título Wilhelm Steinitz em 1886. Mais tarde em 1924 foi criada a Federação Internacional de Xadrez (FIDE) na cidade de Paris, França, sendo realizada no mesmo ano a primeira Olimpíada de Xadrez e o mundial feminino, o qual recebeu o título de campeã mundial Vera Menchik. 
 Hoje o xadrez é popular em todo o mundo, sendo praticado livremente entre amigos, parentes, há clubes em escolas que também realizam campeonatos entre si, e agora com a tecnologia, houve grande popularização quando aos jogos de xadrez através do computador e on-line, dessa forma facilitando a prática do jogo e também sua análise.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
HISTÓRIA DO XADREZ- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.