sexta-feira, 14 de junho de 2013

ESCHERICHIA COLI NA GRAVIDEZ É PERIGOSO? RISCOS


Infecção urinária causada por Escherichia coli é comum na mulher, mas durante a gravidez pode ser muito perigoso para a mãe o bebê. Confira os riscos e mais informações a seguir. 
ESCHERICHIA COLI NA GRAVIDEZ É PERIGOSO? RISCOS

 A infecção urinária nunca é agradável, causando dor e desconforto, muito comum em mulheres. Como muitos sabem o corpo da mulher possui milhares de bactérias que podem causar infecções, no entanto elas só se manifestam caso o sistema imunológico da mulher esteja mais fraco ou haja condições para sua reprodução.

 Esse é o caso da Eschericia coli, uma bactéria muito comum ao ser humano, a qual se encontra normalmente em nosso organismo, no caso das mulheres ela se instala na vagina, sua presença se dá através do contato com fezes humanas, o que é comum em mulheres pelo posicionamento do órgão reprodutor feminino que se encontra próximo ao ânus, ou mesmo pelo contato com animais e piscinas públicas, local onde frequenta um grande número de pessoas. 
ESCHERICHIA COLI NA GRAVIDEZ É PERIGOSO? RISCOS

Se ela se mantiver na vagina não causará problemas, sendo que pode causar doença através de sua disseminação em outros órgãos. Durante a gravidez a infecção por essa bactéria pode acontecer, pois os hormônios da gravidez relaxam os músculos da uretra, fazendo com que o fluxo da urina e rins para a bexiga fique mais lento.
Publicidade:
 E como o útero cresce pelo desenvolvimento do embrião, acaba comprimindo o canal da uretra, tornando mais difícil a liberação da urina. Dessa forma as bactérias se reproduzem mais rápido nesse meio, irritando o local, provocando a infecção.

 Entre os sintomas estão dor ao urinar, caso não seja tratada a infecção fica ainda pior, podendo atingir outros órgãos como os rins, causando a pielonefrite, que é caraterizada pelos sintomas de febre, calafrios, dor lombar, náusea e vômito. 
ESCHERICHIA COLI NA GRAVIDEZ É PERIGOSO? RISCOS

Além disso, também pode causar diarreia, fazendo com que o organismo perca líquido e deixe a grávida desidratada. Em casos mais raros, quando a infecção não é tratada pode vir a causar sangramento abundante, sendo que há o risco de aborto ou parto prematuro. Por isso o ideal é tratar o quanto antes, o tratamento se baseia no uso de antibióticos que não oferecem risco ao bebê. 

O diagnóstico é dado através de um exame de urina tipo 1, o que por via das dúvidas, a mulher gestante deve fazer a cada dois ou três meses. Como a doença também causa desidratação, o ideal é que as gestantes se mantenham bem hidratadas, bebendo muita água, o que também facilita a saída da urina.

 Outra dica é urinar após as relações sexuais, pois o contato também pode proporcionar um aumento no número dessas bactérias. Por isso é bom tomar todos os cuidados necessários e consultar um médico, caso sinta algum dos sintomas indicados acima.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ESCHERICHIA COLI NA GRAVIDEZ É PERIGOSO? RISCOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.