quinta-feira, 20 de junho de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS


As doenças transmitidas por vírus estão entre as enfermidades mais comuns no mundo e também as que mais causam epidemias e mortes. Elas são causadas pelo vírus, um organismo, que ainda há dúvidas quanto a ele se tratar de um ser vivo ou não. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS

Ele é formado por um capsídeo de proteínas que envolve o ácido nucleico podendo ser RNA ou DNA. Para se replicar ele necessita de uma célula, seja ela procariótica ou eucariótica, utilizando toda a estrutura celular em seu processo de reprodução, assim causando a morte da mesma, assim provocando as doenças. 

O vírus tem uma alta capacidade de reprodução, sendo que em pouco tempo pode contaminar o organismo, e ainda tem várias formas de transmissão o que facilita uma epidemia, podendo ser transmitido pelo ar, pela ingestão de alimentos contaminados, pelo contato ou através de vetores como mosquitos. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS

 Entre as doenças mais comuns causadas por vírus estão: Resfriado e Gripe – doenças que mais causam epidemias no mundo através de sua fácil transmissão, que se dá através de gotícylas eliminadas pelas vias respiratórias, como a gripe aviária causada pelo vírus H1N1. 

Apesar de serem transmitidas por vírus diferentes seus sintomas são muito parecidos, entre eles tosse, espirro, febre, obstrução nasal, coriza e dores no corpo. Algumas doenças causadas por vírus costumam acometer mais as crianças como catapora, caxumba, sarampo e rubéola, sendo que esta última é muito perigosa em mulheres grávidas, pois pode afetar o feto, provocando anomalias. 
Publicidade:
Poliomielite – esta doença também costuma se manifestar na infância e apesar de seus sintomas leves como febre e mal estar ela é perigosa podendo atacar o sistema nervoso, provocando paralisia. Por isso foram desenvolvidas vacinas para combatê-la, as quais devem ser tomadas durante a infância. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS

 Dengue – essa doença está se tornando comum no Brasil, sendo causada por um vírus que se encontra na fêmea do mosquito Aedes aegypti, que o transmite através de sua picada. O paciente costuma apresentar sintomas semelhantes ao da gripe, mas deve tratar a doença o quanto antes, caso contrário ela poderá se desenvolver e causar grandes males ao corpo, até a morte. 

 AIDS – essa doença é perigosa, pois afeta o sistema imunológico humano, deixando o organismo frágil sucessível a infecção de outras doenças. Ela é causada pelo vírus HIV, que é transmitido especialmente através do ato sexuale seringas contaminadas. Ainda não há cura nem vacina para essa doença. Além dessas há outras doenças causadas por vírus hepatite, raiva, febre amarela, pneumonia, meningite, cefalite, etc. 

 Fora a AIDS a maioria das doenças causadas por vírus são tratadas através de repouso e hidratação, dando condições para o próprio corpo combater a doença. Por isso é bom tratá-la o quanto antes, pois se esperar o quadro pode piorar e até a doença mais simples pode resultar em morte.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR VÍRUS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.