quinta-feira, 20 de junho de 2013

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS


As Doenças Transmitidas por Alimentos também conhecidas por sua sigla DTAs são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados por vírus, bactérias e parasitas, nesse caso são doenças infecciosas. Mas também há doenças causadas por envenenamento através das toxinas naturais, como plantas e cogumelos venenosos ou por agrotóxicos. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

 De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) essas doenças um dos males que mais causam morte e infecções no mundo, sendo que é estimado que mais de 2 milhões de pessoas morram por ano através de doenças diarreicas, que na maioria dos casos são adquiridas após a ingestão de alimentos contaminados. 

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
 Para que a doença se manifeste é necessário que o micro-organismo transmissor da enfermidade se encontre no alimento, no entanto há algumas condições para que isso ocorra. Entre elas que o patógeno esteja em quantidade suficiente para causar uma infecção ou produzir toxinas, mas dependendo do patógeno apenas um pequeno número é suficiente para a doença se manifestar, como o caso da bactéria 
Publicidade:
E. Coli, o alimento também deve ser capaz de sustentar o crescimento desses microorganismos, permanecer na zona de perigo de temperatura o tempo suficiente para eles se reproduzirem e a pessoa deve ingerir uma quantidade suficiente para que o organismo não impeça a proliferação desses micro-organismos.

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
 Caso mais de duas pessoas apresentem a doença já considerado um incidente e todo cuidado é pouco, pois mais pessoas podem apresentar a enfermidade, se tornando uma epidemia. Entre as doenças mais comuns transmitidas por alimentos no Brasil estão a Salmonella, Escherichia coli, Clostridium perfringens, pelas toxinas do Staphylococcus aureus e Bacilus cereus. 

Em geral os sintomas mais comuns dessas doenças são náuseas, vômitos, perda de apetite, diarreia, dores abdominais e febre. Quem sofre com vômitos e diarreias pode apresentar desidratação pela perda de líquidos no corpo, por isso durante o tratamento é bom ingerir muito líquido para repor os fluidos. 
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS

 Caso sinta algum desses sintomas procure um médico imediatamente, pois a doença pode se desenvolver rapidamente, tornando-se pior. Ele irá te indicar o melhor tratamento que geralmente se dá através de medicamentos e antibióticos que ajudam o organismo a combater a doença. 

 Para evitar a infecção por doenças transmitidas por alimentos é bom tomar alguns cuidados, entre eles lavar as mãos regularmente, desinfetar utensílios e superfícies usadas para preparar os alimentos, escolher bem os alimentos, especialmente frutas e hortaliças e lavá-los muito bem. No caso de alimentos industrializados é bom ficar atento quanto ao rótulo de validade, aparência e seu acondicionamento. 

Dê preferência ao leite pasteurizado e evite ingerir alimentos crus ou mal cozidos, assim como comidas vendidas por ambulantes, pois você não sabe se foram preparadas de forma higiênica e onde se encontram armazenadas, por isso é bom tomar cuidado.

Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOENÇAS TRANSMITIDAS POR ALIMENTOS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.