segunda-feira, 10 de junho de 2013

CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA


 Confira informações importantes sobre carboidratos e proteínas, as quais você poderá usar em seu trabalho de biologia, a seguir. Os carboidratos são biomoléculas formadas principalmente por carbono,hidrogênio e oxigênio, mas também podem apresentar outros elementos como nitrogênio, fósforo ou enxofre. 
CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA
Alimentos ricos em Carboidratos
Essas biomoléculas atuam especialmente na obtenção de energia, mas também tem função estrutural, protetora e lubrificante, dependendo do local em que se encontra. Os carboidratos são classificados quanto ao tamanho, como os monossacarídeos que são carboidratos que possuem um número reduzido de carbono em sua molécula, oligossacarídeos que são formados de duas a dez moléculas de monossacarídeos e polissacarídeos o maior dos carboidratos, formados por mais de dez moléculas de monossacarídeos. 
CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA

Quanto à sua função energética, os carboidratos atuam como combustível das células, atuando no processo respiratório e também dando energia às células para realizarem suas demais funções.E ele ainda age estruturalmente conferindo rigidez, consistência e elasticidade a algumas células, sendo que nos vegetais alguns carboidrato agem na composição da parede celular, na formação do exoesqueleto em artrópodes e compondo os ácidos nucléicos (compostos químicos responsáveis pelo armazenamento e transmissão de informação genética). 

CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA
Alimentos ricos em Proteínas
 Para serem adquiridos os carboidratos são sintetizados através da ingestão de alimentos, sendo divididos em carboidratos simples como os açúcares que são digeridos rapidamente encontrados em alimentos doces, pães, mel melancia, uva passa, cereais, masas, arroz branco, pipoca, entre outros. E os carboidratos complexos que tem uma digestão mais lenta e são ricos em vitamina B, ferro, fibras e minerais. São encontrados em maçãs, peras, bananas pouco maduras, leite, lentilhas, grão de bico, entre outros.
Publicidade:
 As proteínas são substâncias essenciais em nosso organismo, entre tantas funções, ela age especialmente na construção do corpo, dando consistência e rigidez à nossa pele e músculos. Essas substâncias nada mais são do que compostos orgânicos bioquímicos, formados por um ou mais polipeptideos (formação de 20 aminoácidos). 

CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA

Elas se encontram em várias partes de nosso organismo, sendo que o corpo humano possui cerca de 100 mil proteínas. A proteína tem várias funções em nosso organismo, entre elas estrutural, que como dissemos anteriormente age nos tecidos dando mais rigidez, consistência e elasticidade, por isso elas agem ativamente na formação das cartilagens, cabelos, sangue e músculos.

 A proteína também tem função hormonal, sendo a insulina um tipo de proteína, a qual age no sangue retirando o excesso de glicose, os anticorpos que agem ativamente na defesa do organismo também são tipos de proteína. 

Essas substâncias ainda agem ativamente na obtenção de energia, ação enzimática, atuando na catalisação de reações bioquímicas e condução de gases, transportando oxigênio e gás carbônico pelo sangue. Como são substâncias essenciais as proteínas são adquiras em nosso organismo através de alimentos que ingerimos, como carnes, ovos, leguminosas, leite e derivados, caju e amêndoas.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CARBOIDRATOS E PROTEÍNAS- TRABALHO DE BIOLOGIA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.