quinta-feira, 18 de abril de 2013

ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA


A Isenção de Taxa de Vestibulares agora é lei e todos os alunos que preencherem os requisitos, entre eles ser aluno de escola pública, poderá solicitar a isenção desta taxa na hora de realizar a sua matrícula. Cursar uma universidade é o sonho de muitos brasileiros, porém este sonho torna-se difícil para a maioria deles por muitas razões e a principal delas é a falta de condições financeira, seja para pagar um curso preparatório, para pagar uma escola de boa qualidade ou até mesmo para pagar a taxa de inscrição de vestibulares de faculdades, o que para muitos é um verdadeiro desafio, porque uma grande maioria da população não tem renda suficiente para ter uma despesa extra desta magnitude. 
ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
E a falta de condições para os cidadãos irem para as faculdades é um problema de todo o país pois isto impede que muitos cargos sejam preenchidos futuramente o que atrapalha e muito o crescimento do país como um todo. 

 E foi pensando nisto, que o Governo Federal que já desenvolve vários programas públicos para dar a oportunidade de estudantes de baixa renda chegarem até os bancos de universidades, sancionou uma lei que obriga as instituições federais de todos os estados brasileiros a darem isenção total ou parcial para alunos que tenham baixa renda, sendo que, antes da lei, o estudante deveria requerer esta isenção e ficava a cargo da universidade fazer ou não esta isenção de pagamento. 
ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
Mas agora é lei e todo aluno de baixa renda que preencha os requisitos tem direito à isenção da taxa de vestibular e um dos requisitos é que o candidato seja aluno de escola pública. 
Publicidade:
A lei foi sancionada no dia 10 de abril de 2013 e foi publicada no dia seguinte e passará a valer a partir dos próximos vestibulares que deverão acontecer no meio do ano de 2013 em muitas instituições federais. Se você já vai se inscrever para os próximos vestibulares, fique atento se você tem direito a esta isenção. 

Para obter a isenção total da taxa de inscrição para realização do vestibular o estudante deve ter uma renda por pessoa na família de um salário mínimo e meio ou menos e deve ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas ou em rede privada, mas como bolsista integral. 

É importante verificar antes se você preenche estes requisitos, do contrário, de nada adiantará pedir isenção da taxa. Mas caso o estudante não se enquadre no referido para isenção total a instituição poderá adotar critérios para isenção parcial ou até mesmo total do pagamento das taxas de inscrição, de acordo com a situação socioeconômica dos candidatos inscritos. 
ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
Você poderá ir na secretaria da faculdade onde irá realizar sua inscrição e conversar sobre sua condição econômica, e de sua família, para a solicitação da isenção total ou até mesmo parcial.

Acesse: [http://portal.mec.gov.br/isenção-taxa-baixa-renda]


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ISENÇÃO DE TAXA DE VESTIBULAR PARA ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.