quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL- DIFERENÇAS


Se você tem têm dúvida sobre a diferença de Recuperação Judicial e Recuperação Extrajudicial, que são os métodos utilizados em empresas que passam por crises financeiras e buscam soluções para solucionarem seus problemas sem trazerem maiores transtornos para fornecedores, credores e principalmente os funcionários da mesma, leia nossa matéria e entenda as diferenças de Recuperação Judicial e Extrajudicial.
RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL- DIFERENÇAS


Quando uma empresa, seja ela de que porte for, enfrenta crises financeiras, podem ser utilizados diversos métodos para que a sua situação seja resolvida e os que falaremos neste artigo é sobre a recuperação judicial e a recuperação extrajudicial que são dois procedimentos que podem fazer com que a empresa enfrente seus problemas econômicos e financeiros. 

E é de suma importância que toda e qualquer empresa conheça tais métodos, indiferente de estar ou não em uma crise financeira pois quando tal fato acontece é preciso agir rapidamente e consciente das decisões a serem tomadas para que a crise possa ser contornada e o problema resolvido da melhor forma possível. Mas vamos nos ater hoje à Recuperação Judicial e à Extrajudicial. 

 A recuperação judicial da empresa foi introduzida nos termos jurídicos por meio da lei de falência e recuperação do ano de 2005 e é uma ação judicial que tem o objetivo de reorganizar as atividades da empresa na tentativa de superar a crise econômica e financeira da empresa, para que sejam mantidas a fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores.
Publicidade:
Nesse caso fazendo com que a preservação da empresa, da sua atividade e da sua função sejam garantidas. E isto é fundamental para todos os envolvidos pois se uma empresa em crise financeira não tiver recursos e condições de levar adiante seus serviços e produções a situação só tende a piorar pois assim, uma vez parada, a empresa não terá como arcar com suas despesas, honrar seus pagamentos nem tão pouco efetuar o pagamento a seus funcionários e isto irá gerar um transtorno enorme. 

Então é importantíssimo que a empresa se mantenha em pleno funcionamento para que possa superar a crise vivenciada sem gerar maiores transtornos.
Veja o vídeo abaixou sobre:
***NOVA LEI DE FALÊNCIAS***

Já a Recuperação Extrajudicial é uma forma de propor e negociar com os credores um plano de recuperação da empresa, assim os proprietários da empresa ou seus representantes legais, procuram os credores para que, em conjunto com os mesmos, possam negociar uma forma de sair da crise, trazer a empresa para suas atividades normais, assinando acordos de novação e renegociação, assumindo assim por livre vontade, as obrigações cujo cumprimento farão com que a empresa seja reorganizada e possa sair da situação de crise trazendo para sua rotina a normalidade de sempre. 
RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL- DIFERENÇAS
 A principal diferença entre a recuperação judicial e a recuperação extrajudicial é que neste caso poderão ser incluídas dívidas trabalhistas e por acidente de trabalho e também não há suspensão das demandas judiciais em face da empresa e dos sócios.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL- DIFERENÇAS
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.