sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

COMO OS FUNGOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM

Como os fungos se alimentam e se reproduzem é curiosidade de muitos, então vamos entender sobre os fungos e descobrir um pouco mais sobre sua vida e reprodução. Os fungos são seres vivos que se diferenciam dos outros organismos, assim possuindo um grupo próprio, separado das plantas, animais e bactérias. As células dos fungos assim como as células das plantas apresentam parede celular, só que a deles contém quitina ao contrário das células vegetais que contém celulose.
COMO OS FUNGOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
 Apesar dos fungos fisicamente se assemelharem ás plantas e muitas vezes serem estudados como um ramo da botânica, estudos genéticos têm mostrado que eles são mais próximos dos animais do que das plantas. Esses organismos podem ser encontrados em todo o mundo, se apresentam tanto em formas microscópicas como macroscópicas no caso de cogumelos ou bolores.

Eles podem conviver juntamente com plantas animais e outros fungos através de relações simbióticas, que podem ser benéficas ou maléficas para o hospedeiro.

No caso de relações simbiontes benéficas está o mutualismo em que ambas as espécies beneficia uma a outra oferecendo nutrientes ou protegendo contra pragas. Já no caso de relações simbiontes maléticas está o parasitismo em que o fungo retira todos os nutrientes e aos poucos mata o ser vivo, como a planta, por exemplo.
Publicidade:
 Quanto à alimentação os fungos são classificados em dois grupos: saprófitas em que se alimentam de material orgânica ou vegetal morta, dessa forma esses fungos desempenham uma função muito importante na decomposição de matéria orgânica, assim promovendo as trocas e ciclos de nutrientes, e os parasitas que vivem dentro de hospedeiros como dito anteriormente, que podem ser animais ou plantas, absorvendo os nutrientes deles para se desenvolverem. 

 A reprodução dos fungos é muito complexa, diferente dos outros seres vivos, o que também caracteriza esse grupo. Segundo estudos, estima-se que um terço de todos os fungos conseguem se reproduzir de diversas formas tanto sexuada quanto assexuada, para isso eles possuem estruturas que auxiliam a dispersar os esporos, assim promovendo a reprodução. 

 Na reprodução assexuada através de esporos vegetativos ou fragmentação do micélio (conjunto de hifas de um fungo, como se fosse raízes de plantas), esse tipo de reprodução é mais rápida que a sexuada, assim permitindo uma dispersão mais rápida. Essa reprodução também pode ocorrer através de brotamento. Já a reprodução sexuada com meiose (divisão celular) ocorre em todos os tipos de fungo, com exceção do Glomeromycota. 
COMO OS FUNGOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
Esse tipo de reprodução é diferente de todos os outros organismos, pois pode ocorrer tanto o acasalamento entre indivíduos de tipo reprodutor oposto, do mesmo tipo reprodutor, outros podem acasalar e reproduzirem-se sexuadamente como qualquer outro indivíduo ou com eles mesmos, assim produzindo basidiomicetes ou ascomicetes. Também há a reprodução paressexual que ocorre nos indivíduos compatíveis que geralmente combinam-se, fundindo suas hifas em uma rede interconectada, este processo conhecido como anastomose é o início do ciclo sexual.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
COMO OS FUNGOS SE ALIMENTAM E SE REPRODUZEM
Blog DCH- Fotos e Vídeos

1 comentários :

Anônimo disse...

muito da hora tenho prova sobre isso

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.