quinta-feira, 26 de julho de 2012

CURSO DE OURIVES GRÁTIS NO SENAI


Se você está interessado em fazer curso de ourives grátis no Senai, então fique atento às informações que vamos dar.  Para quem não sabe ourives é aquele profissional que pratica a arte de fabricar joias, transformando metais preciosos como ouro e prata em joias sem perder a qualidade do metal. 

Atualmente esses profissionais atuam em estabelecimentos como joalheria que realizam a lapidação de pedras preciosas e semipreciosas, o ourives também pode atuar lapidando pedras para a confecção de acessórios de roupas. Eles também fazem gravações em metais, como em alianças, pingentes entre outros.  

Esses profissionais moldam metais como ouro, prata, cobre e estanho para fabricar joias, bijuterias, utensílios e outros objetos artesanais. Para atuar nessa área é necessário saber utilizar os equipamentos de fundição e cozimento, já os moldes são feitos em cera, dando forma às peças. Por isso é necessário fazer um curso de qualidade. 

O Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, é uma das melhores instituições de ensino do país e oferece um dos melhores cursos para ourives, com aulas teóricas e práticas.  Afinal não basta somente saber utilizar os equipamentos, como o trabalho do ourives é semelhante ao de um escultor, ele deve ter criatividade, habilidade manual e acuidade visual, pois é preciso ter muita precisão durante a produção das peças, assim como concentração e atenção, devendo estar atento aos mínimos detalhes.  
Publicidade:

Se você quiser fazer um curso nessa área no Senai, entre os pré-requisitos estão a conclusão do ensino fundamental pelo menos, no entanto as empresas estão cada vez mais exigentes, procurando profissionais com o ensino médio completo. 

 Para se tornar um ourives é  necessário fazer um curso de qualificação profissional, o qual tem carga horário de 400 horas/aula. Já para profissionais que já trabalham na área como os fundidores, trefiladores e gravadores, e também laminadores de metais preciosos à mão também é necessário fazer um curso básico de qualificação profissional, mas com carga horário menor de 200 horas/hora.  

Durante as aulas o aluno aprende diferentes técnicas de lapidação de pedras preciosas, técnicas de design de joias, cravação e montagem de bijuterias, o que envolve técnicas de martelagem, modelagem, soldagem e refinamento.  Além do curso básico de ourives, o Senai oferece outros cursos também nessa área como gemologia e joalheria, onde o aluno se aperfeiçoará no trabalho de lapidação de gemas, design de joias, entre outros.

 O curso de ouvivesaria  - modelagem, para aqueles que desejam ser ourives modelista, e o curso de joalheria que oferece conhecimentos voltados para quem quer se tornar um joalheiro. 

 Se você se interessou e quer saber mais, acesse o site oficial do Senai na página [http://www.senai.br/br/almanaque/snai_vc_alm_pch_det.aspx?idPro=59], lá você poderá encontrar cursos voltados para essa área em todo o Brasil. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
CURSO DE OURIVES GRÁTIS NO SENAI
Blog DCH- Fotos e Vídeos

4 comentários :

Dinolite disse...

Prezados, boa tarde!

Conheçam uma novidade para Ourives:

http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/07/ourives-designers-de-joias-e-semi-joias.html

Muito obrigada, abraços!

Unknown disse...

CURSO DE OURIVES EM VIDEO AULA,, 2 DVDs DE EXELENTE QUALIDADE,, NÃO DEIXE DE CONHECER EM: http://www.cablefreebr.net

Anônimo disse...

paraBENS!

Famosos Teen disse...

espero fazer esse curso de ourives e realizar meu sonho

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.