terça-feira, 5 de junho de 2012

Significado dos Nomes dos Planetas do Sistema Solar



Todos conhecem os principais planetas do Sistema Solar não é mesmo? Mas você já parou para pensar no significado de seus nomes? Se não, fique atento às informações que vamos dar. Os planetas são corpos celestes que giram ao redor de uma estrela, no caso do Sistema Solar, ao redor do Sol. Todos os planetas tem forma esférica, devido à sua própria gravidade. 

O Sistema Solar é formado por quatro planetas menores (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte), quatro planetas maiores (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) e cinco planetas anões (Plutão, Ceres, Haumea, Makemake e Éris).

 Na antiguidade, os sumérios já conseguiram identificar cinco “estrelas” que eram diferentes das outras, pois se moviam no céu, enquanto que as demais permaneciam paradas. Eles acreditavam que elas fossem deuses, por isso eles deram-lhes nomes de acordo com a característica de cada uma, relacionando-as com divindades. 

Mais tarde os romanos adaptaram os nomes dos planetas de acordo com seus próprios deuses. O planeta Enki, como haviam batizado os sumérios, era o que se movia mais rápido, então os romanos deram o nome de Mercúrio, o deus mensageiro, o qual era muito veloz. 
A Inanna, a mais brilhantes das estrelas, eles deram o nome de Vênus, a deusa da beleza. Gugalanna que é vermelha, cor do sangue, deram o nome de Marte, deus da guerra. Enlil, a estrela maior, foi chamada de Júpiter, o deus mais poderoso do Monte Olimpo. 

Publicidade:


Ninurta que era a mais lenta de todas, sendo que sua movimentação só era percebida pelos mais pacientes, recebeu o nome de Saturno, deus do tempo. A Terra recebeu seu nome através do latim antigo, pois a palavra tem o mesmo significado de solo, chão, território. 

Na mitologia romana, ela era representada pela deusa da fertilidade, Gaia. Os outros planetas só foram descobertos muitos séculos depois, Urano, foi descoberto em 1781, e seguindo a tradição dos nomes romanos, ganho o nome do deus grego-romano que representava o céu. 

Netuno foi descoberto em 1846 e seu nome veio do deus romano dos oceanos. Plutão foi descoberto em 1930, a esposa do astrônomo que havia previsto sua existência em 1915, sugeriu que ele tivesse o nome do marido, Percival, mas a sugestão escolhida foi a dada pela estudante inglesa Venetia Burney que tinha 11 anos, e sugeriu aos pesquisadores o nome do deus romano dos mortos. 

 Ceres foi visto pela primeira vez em 1995, e durante anos foi considerado um asteroide, posteriormente reclassificado com um planeta. Seu nome se deve à deusa romana das colheitas e do amor fraternal.

 Haumea foi descoberto em 2004, mas só 4 anos depois passou a ser considerado um planeta anão, seu nome se deve à uma divindade primitiva do Havaí, a deusa do nascimento e da fertilidade. Makemake descoberto em 2005 recebeu o nome do criador da humanidade e deus da fertilidade de um povo nativo da Ilha de Páscoa, rapanui. 

E por fim Éris descoberta em 2010 recebeu o nome da deusa da discórdia, pois sua descoberta lançou discórdia entre os astrônomos, quanto à sua definição.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
Significado dos Nomes dos Planetas do Sistema Solar
Blog DCH- Fotos e Vídeos

8 comentários :

Rebeca disse...

Muito bacana.. parabéns.. http://significado.dosnomes.nom.br

Anônimo disse...

Rafael disse, adorei muito que assimmeu trabalho ficou completo,e eu tirei nota massima!

Anônimo disse...

precisei para meu dever de casa e só encontrei o conteúdo certo aqui,parabéns!

Anônimo disse...

o meu ném consegui nada kkk mais vou continua

Unknown disse...

valeu pela resposta do meu deve :)

Unknown disse...

oi

Anônimo disse...

adoreiiiiiii s2

Anônimo disse...

eu acho que eu vou tirar notao

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.