terça-feira, 12 de junho de 2012

PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA- RESUMO


Muitos sabem que a pré-história foi um período muito importante, pois marca o desenvolvimento da humanidade. Mas e a pré-história brasileira você conhece? Então confira o breve resumo que vamos dar. Acredita-se que a humanidade surgiu no continente africano, e a partir da África nossos ancestrais se deslocaram para os outros continentes. 
Pintura Rupestre encontrada na Serra da Capivara.
No caso da América, de acordo com historiadores, os primeiros seres humanos teriam chegado pelo norte da Ásia, através do Estreito de Bering. A pré-história brasileira é contada desde o primeiro povoamento do território até a chegada de Pedro Álvares Cabral em 1500, pois através da invasão dos portugueses vieram os primeiros registros do Brasil. 

Mas através de estudos feitos por pesquisadores, estima-se que os povos indígenas ocupavam o país há milhares de anos, por isso muitos pesquisadores preferem o uso do termo História Pré-Cabralina no Brasil, pois essa é uma forma de respeitar a existência de civilizações indígenas e suas culturas antes da chegada dos portugueses. 
 Estima-se que a ocupação do território brasileiro tenha começado há 60 mil anos, esses dados se baseiam nos vestígios de presença humana encontrados na cidade de São Raimundo Nonato no Piauí, em que foram encontrados facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. 

Esses instrumentos eram muito importantes na época, pois o homem usava a fogueira para se aquecer, cozinhar os alimentos e se proteger, enquanto os instrumentos eram usados na caça.
Publicidade:
 Em Minas Gerais, na região de Lagoa Santa, foi encontrada uma das mais importantes descobertas arqueológicas, o mais antigo fóssil humano do continente americano, um crânio feminino datado de mais ou menos 12 mil anos, chamado de Luzia, o qual deu margem a novas teorias de como teria sido o processo de ocupação do continente. 

Pois como Luzia apresentava traços da etnia negra, foi levantada a suspeita de que os primeiros humanos a pisar no continente americano teriam vindo da Oceania. Através dessa descoberta e também outros vestígios, descobriu-se que entre 12 mil e 4 mil anos atrás ocorreu uma importante fase de desenvolvimento dos povos brasileiros, quando houve grandes alterações climáticas e o início da agricultura.



Mais tarde entre 4 mil anos atrás e a chegada de Pedro Álvares Cabral, pesquisadores descobriram a difusão da agricultura e o uso da cerâmica, estes povos são chamados de civilização marajoara, os quais tinham uma arte ceramista ricamente detalhista, sendo u dos grupos mais complexos que viveram em terras brasileiras.

 Na região litorânea do Brasil também foram encontrados vestígios pré-históricos, os sambaquis, que são verdadeiros lixões pré-históricos, compostos por conchas e esqueletos de peixe, revelando a existência de comunidades que vivam da pesca. 

 Acredita-se que com o passar dos anos, as civilizações ameríndias foram se desenvolvendo no Brasil e assim elas foram divididas em diferentes tribos, os índios brasileiros que são a população nativa mais recenda da pré-história brasileira, os quais tiveram suas terras tomadas pelos portugueses.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
PRÉ-HISTÓRIA BRASILEIRA- RESUMO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

3 comentários :

Anônimo disse...

ruim

Unknown disse...

amei esse resume deu para fazer todo o meu trabalho

Anônimo disse...

parabens tem tudo aki nesse sitee.......

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.