quarta-feira, 6 de junho de 2012

GUERRA FRIA- RESUMO E CONCLUSÃO


A Guerra Fria apesar de não ter acontecido realmente, de não ter chegado aos finalmentes, foi um dos momentos mais sombrios da história da humanidade pois se ela tivesse realmente acontecido o planeta Terra estaria completamente ameaçado. O poder nuclear que hoje as grandes potências detêm é capaz de destruir com o nosso planeta várias vezes, como se não bastasse uma. Uma guerra nuclear poderia até mesmo levar ao fim da existência do homem neste planeta. 


 A Guerra Fria ocorreu entre duas grandes nações - Estados Unidos e União Soviética - logo após o término da Segunda Guerra Mundial. Os Estados Unidos entraram na segunda grande guerra depois do ocorrido em Pearl Habor, quando os japoneses bombardearam de forma “secreta” os navios americanos. 

Os norte-americanos não ficaram nada contentes com o fato e ainda no final da guerra lançaram bombas atômicas em duas cidades do Japão, Hiroshima e Nagazaki. Infelizmente, este ocorrido foi bem trágico e trouxe consequências até mesmo anos depois do fim do conflito. Com o fim da Segunda Guerra e com os países “Aliados” saindo com vitórias sobre os países do Eixo, os Estados Unidos entram então em uma guerra silenciosa, sem armas, mas com objetivos bem claros contra a União Soviética: a hegemonia política, econômica e militar do mundo. 
Muito mistério, espionagem e segredos de estado estiveram envolvidos nesta época. De um lado a União Soviética com seu sistema socialista, sem democracia e com partido único, lutando pela igualdade social através do Comunismo. E do outro lado, os Estados Unidos, grande potência mundial, que deseja implantar o sistema capitalista no resto do mundo, baseado na economia mercantilista, propriedades privadas e sistema democrático. 

Essa guerra durou entre 1940 e 1989. A guerra foi denominada de Fria justamente porque não houve combates propriamente ditos, o conflito era na verdade ideológico. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética estavam muito bem equipados com mísseis nucleares e poderiam sim, ter caído em uma batalha arrasadora, mas isso não aconteceu, até mesmo porque se tivesse acontecido assim não haveria ninguém para contar essa história nos dias de hoje, pois provavelmente o planeta estaria todo destruído, toda espécie de vida estaria dizimada e tanto o ar, a água e a terra estariam contaminados pela radiação nuclear. 
Foi aí que surgiu o termo “Paz Armada”, onde cada país alimentava-se cada vez mais com o poderio bélico, fazendo com que a nação inimiga tivesse medo de um ataque. Dessa forma a paz permaneceu entre eles, mas sempre sob a sensação de medo e desconforto. Surgiu nesta mesma época dois blocos militares, a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e o Pacto de Varsóvia. Da OTAN faziam parte: Estados Unidos, Canadá, Itália, Inglaterra, Alemanha Ocidental, França, Suécia, Espanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Áustria e Grécia. Do Pacto de Varsóvia eram: URSS, China, Coréia do norte, Romênia, Alemanha Oriental, Albânia, Tchecoslováquia e Polônia. Foi também neste período que começou a corrida espacial. 
Publicidade:


URSS de um lado e Estados Unidos do outro, ambos tentando mostrar ao mundo quem possuía o sistema mais avançado. Em 1957 a União Soviética envia o Sputnik com uma cadela dentro, primeiro ser vivo que vai ao espaço. Doze anos depois, os Estados Unidos pára todo o mundo, com a chegada do primeiro homem a lua em 1969. 

Foi realmente um marco para história e como a frase que marcou o ato, podemos repita-la dizendo que foi um grande passo para a humanidade! Depois disto os Estados Unidos fez questão de lançar vários outros projetos que viriam a mostrar, cada vez mais sua supremacia tanta quanto à conquista do espaço. Muitas novas tecnologias foram criadas e desenvolvidas para que se conseguisse todas estas conquistas, tecnologia que hoje fazem parte do nosso dia a dia. E em meio a tudo isto os Estados Unidos lançava ideologia no cinema, TV e propagandas, tudo para chamar a atenção do mundo para “a forma americana de se viver” e ao mesmo tempo aniquilava com cidadãos que pensassem ou agissem de forma contrária. 
A maioria dos super heróis que crescemos admirando traziam justamente isto, o poder norte americano e os filmes que aprendemos a gostar de ver nos trouxeram a vida americana como a melhor e a ideal para todo o mundo. O mesmo acontecia no país soviético, que não admitia quem não seguisse o socialismo, exigindo a posição de todos do país a favor de uma mesma ideia de convivência. Enquanto a CIA nos EUA investigava os passos de quem entrava e saía destes dois países, a KGB fazia o mesmo serviço para os soviéticos. 

Na briga, as duas potências lançaram planos econômicos com o objetivo de restabelecer os países afetados na Segunda Guerra e aí surgiram o Plano Marshall nos Estados Unidos e o COMECON na União Soviética. O fim dessa guerra aconteceu no final da década de 80, com o capitalismo vitorioso e a queda do muro de Berlim em 1989.  

A falta de democracia e as crises nas repúblicas aceleram o crescimento do capitalismo em países até então socialistas e foi assim que aos poucos, o mundo foi aceitando o sistema capitalista e aderindo as ideias americanas... e é assim até hoje. A internet que hoje está presente em todos os países e se tornou fundamental no dia a dia de todas as pessoas surgiu durante a Guerra Fria, foi uma forma dos Estados Unidos conseguir manter a salvo suas informações principais em caso de um ataque em grande escala. 
Assim como a internet várias outras invenções acabaram sendo liberadas para uso de todos.  Infelizmente o poder nuclear ainda existe e vários acordos sem sucesso foram tentados para que houvesse o desarmamento nuclear. Assim, o planeta e todos nós continuamos correndo um perigo silencioso. Nos resta torcer para que jamais um país venha a utilizar este poder nuclear contra o outro, pois se isto acontece uma guerra atual será definitivamente o fim do planeta em que vivemos.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
GUERRA FRIA- RESUMO E CONCLUSÃO
Blog DCH- Fotos e Vídeos

11 comentários :

(Douglas) disse...

Boa Matéria esta (:
Estão de Parabéns.

Anônimo disse...

otimo foi bastante enriquecedor para mim e serviu para me aprofundar em minhas pesquisas

Anônimo disse...

muito enriquecedor pra mim pois assim poderei me aprofundar mais neste contesto e assim me provar com este texto mais sabedouro do assunto...

Anônimo disse...

muito boom

Anônimo disse...

vai me a ajudar muito na prova

Anônimo disse...

excelente, agradeço de coração, muito obrigado.

Anônimo disse...

Ajudou bastante, um luxo!

Anônimo disse...

otimoo

Unknown disse...

Olá , muito bom testo estou fazendo um trabalho de história q a minha professora pediu pra resumir a guerra fria e ta me ajudando muito. Valeu mesmo

Anônimo disse...

obg me ajudou bastante!!!

Anônimo disse...

mano daora esse baguio ai ta ligado me ajudo a n repit d novo

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.