sexta-feira, 18 de maio de 2012

ENERGIA SOLAR NO BRASIL 2013 FOTOVOLTAICA



Saiba como anda os investimentos em energia solar fotovoltaica no Brasil atualmente e o que é e será feito em 2013.

 Muitos já devem ter ouvido falar de sustentabilidade, aquecimento global e escassez de combustíveis fósseis, problemas que enfrentamos no mundo atual. Pois com o constante desmatamento, liberação de gases poluentes no ar, entre tantos outros fatores que resultam em problemas ambientais, o mundo está em estado de alerta e atitudes para evitar o agravamento da situação devem ser tomadas. 

 Por isso foram desenvolvidos estudos sobre a utilização de fontes alternativas de energia, como a energia solar que é uma ótima opção, por ser uma energia renovável e limpa, não emitindo nenhum poluente. A energia solar pode ser obtida de forma direta através de células fotovoltaicas, que geralmente são feitas de silício, conforme a luz solar atinge as células, ela é convertida diretamente em eletricidade.

 Já para obter a energia solar de forma indireta é necessário construir usinas em áreas de grande insolação, nesses locais são espalhadas centenas de coletores solares, como a energia solar atinge a Terra de forma disseminada para captá-la são necessárias grandes áreas. 

 Vários países estão utilizando a energia solar como principal forma de energia, claro que essa técnica funciona melhor em lugares mais isolados, secos e ensolarados como Israel, em que 70% das casas possuem coletores solares. 
Publicidade:

Em outros países como Estados Unidos, Alemanha, Japão e Indonésia, a energia solar também está sendo bem utilizada.  No Brasil essa parte ainda está em desenvolvimento, mas tem aumentado nos últimos anos, especialmente o coletor solar usado para o aquecimento da água. O único porém dessa técnica é que ela é muito cara, por isso não é acessível para todos.

Mapa de Radiação no Brasil.
Mas segundo estudos pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina, entre 2012 e 2013 em algumas regiões do Brasil, os preços de energia fotovoltaica e a energia solar serão equivalentes, dessa forma será mais acessível.  
Isso será possível através do Programa Solar Brasileiro, uma proposta inspirada na experiência da Alemanha, que é considerado o país que teve mais sucesso em incentivar as fontes renováveis de energia. O Programa Solar Brasileiro segue os pontos positivos do Renewable Energy Sources Act, adaptando os pontos que não estão de acordo com a realidade brasileira. 

 Para isso foram feitas simulações que identificam o custo total do programa, o impacto tarifário que se dará pela diluição dos custos aos consumidores finais e o momento em que a energia convencional se igualará em valor à energia solar.  
Muitas residências no Brasil já utilizam Energia Solar para aquecimento de água.
O programa está se tornando tão eficaz que o Governo do Rio de Janeiro já está querendo instalar placas fotovoltaicas para captação de energia solar no Estádio Maracanã, além de utilizar a água da chuva nos banheiros, descargas, torneiras e para a limpeza. Dessa forma além de ajudar o meio ambiente diminuirá os custos com luz e água. 


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
ENERGIA SOLAR NO BRASIL 2013 FOTOVOLTAICA
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.