segunda-feira, 21 de maio de 2012

DOR DE ESTÔMAGO NA GRAVIDEZ- O QUE FAZER?



Quando as mulheres ficam grávidas se tornam mais sensíveis e necessitam de todos os cuidados, principalmente porque seu corpo sofre muitas mudanças em um curto espaço de tempo. O que faz com que elas sofram de diversos males como corrimento, cãibras, dor abdominal, prisão de ventre e gases, tonturas e desmaios, urinar várias vezes ao dia, enjôo, inchaço especialmente em pernas e pés, manchas na pele, alteração no paladar, infecção urinária, cansaço, dor nas costas, falta de ar, varizes entre outras coisas. 

 Porém isso não quer dizer que quando você engravidar irá sentir tudo isso, pois varia de mulher para mulher, mas entre essas coisas é comum a mulher sentir dor, queimação e mal-estar, isso ocorre em algumas mulheres, pois nessa época é normal a acidez do estômago aumentar, já que durante a gravidez ele libera uma maior quantidade de enzimas digestivas, que atuam na digestão dos alimentos. Isso ocorre principalmente nos primeiros quatro meses de gestação, assim causando dor e queimação no estômago. 

 Caso a mulher antes de ficar grávida já apresentar problemas estomacais, como refluxo, gastrite e úlcera, o problema será mais agravado. Além disso, pode ocorrer o retorno do suco gástrico, que é causado pelo mal funcionamento de uma válvula que se encontra entre o estômago e o esôfago, assim causando uma sensação de mal-estar. 

O que também pode agravar mais a situação é o nervosismo e a ansiedade que são totalmente comuns durante a gestação, mas que podem piorar mais a dor. Isso tudo acontece devido ao crescimento do útero, que faz com que o estômago e outros órgãos sejam comprimidos, assim afetando seu funcionamento. 

Publicidade:


Para você ter uma idéia o útero cresce 4 cm por mês. Assim para não sobrecarregar o estômago o ideal é fazer pequenas refeições durante o dia com intervalos pequenos, assim ajudando a aplacar a fome, sem causar dor. E também não exagere nas porções, pois o estômago aumentará de tamanho e então se sentirá mais comprimido ainda, causando mais dor. 

 O intestino também pode ser afetado, devido à ação dos hormônios que são produzidos em maior quantidade durante a gravidez, assim fazendo com que o intestino trabalhe em ritmo mais lento, podendo causar problemas como intestino preso e hemorróidas, que ocorre como conseqüência devido à dilatação das veias. 

 Para amenizar a dor e os problemas, o ideal é durante a gravidez aderir a uma dieta rica em fibras, assim dando mais força ao intestino, também é bom beber bastantes líquidos ao recorrer do dia. Para diminuir a dor no estômago evite comidas gordurosas, não beba líquido durante as refeições e mastigue bem os alimentos. 

 Em alguns casos se a dor for muito forte, vá a um especialista, que ele irá indicar um medicamento próprio para gestantes, mas nunca tome medicamento mesmo se for natural por conta própria ou você pode prejudicar tanto você quanto seu bebê.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
DOR DE ESTÔMAGO NA GRAVIDEZ- O QUE FAZER?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

0 comentários :

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.