quarta-feira, 11 de abril de 2012

RETIRADA DO ÚTERO (HISTERECTOMIA)- ENGORDA?



O útero é um órgão que faz parte do corpo feminino e é responsável por uma das funções de maior responsabilidade de uma mulher, o de gerar, guardar, proteger e alimentar o feto durante a gestação e por isto, ele é de suma importância na vida de uma mulher. Tanto que as mulheres precisam sempre realizar exames que verificam se não há nada de errado com elas e o útero é onde mais se deve ter cuidado. 

Mas algumas mulheres, devido a problemas de saúde, podem ter que retirar este órgão que, apesar de ser tão importante na vida da mulher, a chamada histerectomia que é o nome dado a cirurgia para retirada do útero, ainda tem muitos tabus e mitos que vão passando de uma mulher para outra sem nenhuma confirmação médica.


Infelizmente não são poucos os casos em que há a necessidade de se fazer a retirada do útero e este é um momento muito difícil na vida de qualquer mulher, tanto por se fazer a retirada de um de seus órgãos como também por ser este o órgão gerador de uma nova vida, o que no caso, impossibilitará a mulher de vir a gerar uma nova vida em seu útero. 

 Um dos erros muito comuns entre as mulheres que precisam retirar o útero é pensar que terão que tomar hormônios pelo resto de sua vida, mas isto é uma ilusão, pois os órgãos responsáveis pela produção dos hormônios femininos são os ovários e na maioria das vezes eles são preservados durante a histerectomia. 

Publicidade:


 Além disso, muitos dizem que a mulher engorda depois da retirada do útero e isto não passa de um mito, visto que os médicos e cientistas, até o momento, não encontraram nenhuma relação entre o ganho de peso e a retirada do útero, órgão que não tem funções endócrinas ou outras. 

Tanto a mulher, quanto o homem ainda tem muito preconceito quanto a cirurgia de retirada do útero, mas ela deve ser feita se os benefícios para a mulher forem maiores do que os riscos de deixar o órgão no qual pode até mesmo surgir um câncer, então é necessário um bom esclarecimento do médico responsável quanto a esta cirurgia, para que a mulher não tenha preconceitos sobre uma cirurgia que é comum, visto que uma grande maioria dos problemas de útero são resolvidos com sua retirada.


E até pelo contrário, com a retirada do útero a mulher terá sua saúde garantida, poderá optar por uma alimentação saudável, iniciar a prática de exercícios, cuidar melhor dela mesma e assim poderá até perder peso, conseguindo chegar ao peso ideal e ter uma nova postura frente à vida! O importante nestes casos é conversar com seu médico, se informar com ele, seguir as orientações e expor todas as suas dúvidas e medos. 

Ele irá lhe orientar da melhor forma e lhe auxiliar nesta fase, mas com certeza, a retirada do útero não fará você ganhar peso, desde que você venha a se cuidar após a cirurgia, mas é claro, sempre com o acompanhamento médico. 

Somente depois que ele liberar você para a prática de exercícios é que poderá começar a fazê-los e sempre que sentir alguma dor ou perceber algo estranho procure seu médico imediatamente para que ele possa averiguar se há algo errado quanto à cirurgia realizada.


Gostou do Blog?? Cadastre seu E-Mail e Receba as Atualizações:
RETIRADA DO ÚTERO (HISTERECTOMIA)- ENGORDA?
Blog DCH- Fotos e Vídeos

15 comentários :

zelindra segura fonseca disse...

Ola eu ainda estou com os pontos da minha histerectomia. Eu tinha 2 miomas embora peqnos mas eu tomava anticoncepcionais e tenho diabetes. Então estava prejudicando minha saude. Tendo problemas de circulação nas pernas. Por isso fiz a retirada. Agora acredito qe vou ter uma vida melhor sem hemorragia sem tomar antcpcional sem perigo de ter uma gangrena nas pernas.Estou felíz. Adorei a oportunidade de dividar esta experiencia. Bjo

Unknown disse...

olá,estou preste a fazer a minha histerectomia tenho vários miomas e estou ansiosa com a mesma.

Unknown disse...

CATIA 37 ANOS.

Anônimo disse...

ola;tenho 40 anos,efiz histerectomia total á 16 dias.estou bem ,porem com uma pequena infecção bem no meio a onde ouve o corte.o q fazer.?bjs Nilce paula

Ligia Stos. Frota. disse...

Olá, fiz a cirurgia há nove dias. Estou ótima nem parece que fiz. ..mesmo assim estou fazendo repouso,quero continuar bem. É uma cirurgia simples, não precisam ter medo de fazê - lá, se seu médico acha necessário, faça! Oúnico problema, é que tenho que me policiar a cada segundo, pois esqueço que estou convalescendo. ..se deixar lavo, passo, corro uma maratona rsrs. Mas sei que a recuperação é super importante. Beijos à todas.

Anônimo disse...

Vou fazer daqui três dia histerectomia total gostaria de saber se engorda tenho medo de sair do meu peso gostaria de uma resposta

simone m b disse...

BOA TARDE TENHO 36ANOS E FIZ HISTERECTOMIA HOJE ESTOU COMPLETANDO 17 DIAS DE CIRURGIA ESTOU MUITO BEM NÃO TENHO DOR ALGUMA , O ÚNICO INCÔMODO É QUE TENHO QUE FAZER REPOUSO MINHA CIRURGIA DUROU 5HORAS TIVE QUE TIRAR O ÚTERO O COLO DO ÚTERO E AS TROMPAS AMIGAS QUE TIVER QUE PASSAR POR ESTA CIRURGIA VAI SEM MEDO CONFIE NO PROFISSIONAL DE SUA CONFIANÇA TUDO DARÁ CERTO CONFIE

Anônimo disse...

olá fiz histerectomia total á 21 dias estou otima ate emagreçi eu estava muito inxada antes da cirirgia

Anônimo disse...

estou muito anciosa pois estou esperando o resultado dos exames para marcar a histerectomia espero que der tudo certo em nome de jesus

Anônimo disse...

30\05/15 fiz cirurgia tirei o útero e tive que tirar o ovario pois tinha uma apencit pronta pra estourar grudada no ovário tenha dor nos pontos e muito gases hoje faz onze dias que fiz a cirurgia

Anônimo disse...

Toma luftal de 6 em 6 horas e normal de vez em quando caminhe um pouco dentro de casa se ficar só deitada vai ter muito gases evite alimentos q causam gases coma alimentos saudáveis verduras legumes e frutas e getatinas e ótimo p o intestino também fiz só q a minha tirei os ovários trompas e aderências na bexiga intestino e abdome quase não tive gases como getatina todos dias

Tatiane Cristina disse...

Tirei o útero e uma trompa ha 2 anos. Porem de um tempo pra ca comecei a engordar e mesmo com dietas e exercícios esta dificil. Nunca tive problemas com balança. Tive 3 filhos e sempre voltei ao peso normal. Nao sei o q fazer.

Unknown disse...

Tenho 32 anos fiz histerectomia a 6 meses me sinto bem mais eu engordei muito estou desesperada.

Lulurica disse...

Não acho que tem haver c a cirurgia.vc está ansiosa e deve estar gastando pouca energia e comendo mais.faça reeducação alimentar.fiz hisctetectomia abdominal e emagreci demais.

Lulurica disse...

Acho que está comendo muito e gastando pouca energia.fiz hiscterectomia abdominal e ao contrário emagreci demais.faça exercício físico .caminhada e muito bom.agora também depende da sua idade.se estiver indo p menopausa fica difícil perda de peso.pq nosso corpo responde melhor quando jovens.fecha a boca e exercícios.bjus

Postar um comentário

Não encontrou? Pesquise no Google:

Sobre o Autor:


Rafael Zucco
, 32 anos, Palmeirense, Guarulhense e Boa Gente, escreve Profissionalmente em Blogs desde 2008 e gosta de jogar Poker nas horas vagas.